João Donizeti (PSDB) teme que obras causem danos em mata de 51 mil m² usada como laboratório ambiental por estudantes
O primeiro lote de obras do Programa Sorocaba Total, cujo contrato foi assinado em 3 de novembro último, vai possibilitar a duplicação e revitalização de
“Um dos trechos do complexo viário que será duplicado é a Rua José Joaquim Lacerda, exatamente onde existe uma mata, com 51 mil metros quadrados, com mananciais, quatro nascentes, um bosque denso e uma biodiversidade vegetal e animal muito rica”, explica João Donizeti. Mediante dois requerimentos apresentados na Câmara Municipal, ele quer saber quais os possíveis impactos que a referida obra terá na mata.
Laboratório ambiental — O vereador salienta que, “além de sua inegável importância ambiental”, a mata da Rua José Joaquim Lacerda adquiriu grande relevância educativa. “Os alunos da Escola Municipal Professor Flávio de Souza Nogueira utilizam a mata como uma espécie de laboratório natural, onde fazem pesquisas sobre meio ambiente”, ressalta o vereador tucano.
Há alguns meses, alunos e professores da escola mobilizaram os moradores da região e deflagraram uma luta pela transformação da mata num parque ecológico. “Infelizmente, até o momento, o Executivo pouco se mobilizou no sentido de atender essa reivindicação”, lamenta João Donizeti. Para o vereador, a preservação da referida área verde é vital para compensar a degradação ambiental que costuma acompanhar toda urbanização.
Nos requerimentos apresentados, João Donizeti quer saber qual o impacto ambiental da obra e solicita cópia do Eia/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental), que antecede, obrigatoriamente, a realização de toda obra considerada de significativo potencial de poluição ou degradação do meio ambiente.