09/12/2009 09h17

O vereador Francisco França (PT), na terça-feira, (8), no plenário da Câmara Municipal anunciou que a bancada do PT, composta por ele, líder, e pelo vereador Izidio de Brito Correia vai protocolar nesta quarta-feira, uma representação no Ministério Público Estadual para investigação de beneficiamento com ação de precatórios envolvendo dois secretários municipais.

 

O assunto tem ocupado as páginas dos principais jornais do Município e até mesmo notícias em sites especializados na internet, como o da Agência Estado, do jornal O Estado de São Paulo.

 

Na tribuna, França disse que mais uma vez é obrigado a falar sobre uma polêmica envolvendo o alto escalão do Paço Municipal, agora sobre o beneficiamento de dois secretários, Rodrigo Moreno, secretário de Administração, e Lauro Madureira Mestre, secretário de Negócios Jurídicos, numa ação milionária de precatórios movida contra a Prefeitura de Sorocaba.

 

O vereador disse que não contesta a ação, pelo contrário, é direito do servidor, afinal todo trabalhador tem seus direitos, no entanto, ocupar cargos que podem influenciar diretamente na tomada de decisão sobre o pagamento, como no caso dos secretários, partes interessadas, com certeza, não é ético.

 

França falou ainda que, de acordo com notícias divulgadas nos jornais impressos, os próprios secretários aconselharam o Prefeito Vitor Lippi (PSDB) a pagar os precatórios para evitar conseqüências, como ser indiciado por crime de responsabilidade ou sofrer intervenções no Município.

 

Para França, a sociedade precisa saber realmente como as coisas acontecem no Paço Municipal, é preciso realmente haver transparência e verdade no governo. “Saiu no jornal de hoje, que o prefeito Vitor Lippi disse que não sabia que os secretários eram beneficiados no processo dos precatórios e que vai contratar uma assessoria externa para apurar se realmente deve pagar a ação milionária”, disse.

 

Segundo o vereador, se Lippi não acredita na sua equipe jurídica, então ele precisa dispensar seu chefe e contratar outro profissional. “Com a contratação de uma assessoria jurídica externa, é dinheiro público que está sendo jogado fora, o povo não deve pagar a conta por isso”.

 

França anunciou também que o colega de bancada, Izidio de Brito, já protocolou um requerimento questionando o Paço Municipal sobre o pagamento dos precatórios.

 

(Assessoria de Imprensa – vereador Francisco França)