Além de garantir a acessibilidade, projeto do vereador Luis Santos (PMN) obriga os bancos a emitirem documentos em Braille
As agências bancárias de Sorocaba poderão ser obrigadas a oferecer atendimento especial aos deficientes visuais. O vereador Luis Santos (PMN) apresentou projeto de lei que obriga os bancos a emitir documentos em braile e a instalar, em suas agências, equipamentos de informática adequados ao atendimento dos portadores deficiência visual.
O projeto entrou na pauta da sessão de terça-feira (1º) e deve ser debatido, em primeira discussão, nas próximas sessões. Luis Santos apresentou emenda ao projeto tornando-o mais abrangente, ao estabelecer como obrigatória a sinalização tátil vertical e horizontal para os cegos e deficientes físicos em todas as agências bancárias.
O projeto prevê que as agências bancárias ofereçam sinalização vertical por meio de placas escritas em Braille e sinalização horizontal por meio de pisos podotáteis cerâmicos ou emborrachados, com desenhos que auxiliem a locomoção do deficiente visual.
Para o vereador Luis Santos, essas medidas de inclusão dos deficientes visuais têm sido cada vez mais adotadas no país e é preciso que as agências bancárias também procurem se adequar a elas.