26/11/2009 13h14
 

 

Cinco mulheres que se destacaram na realização de ações em defesa dos direitos femininos este ano serão agraciadas com o Diploma Mulher-Cidadã Salvadora Lopes, instituído, através de Lei, pela Câmara Municipal.

 

A escolha será feita mediante sugestões da própria população, que deverá enviar , até o próximo dia 15 , o currículo das candidatas, acompanhado de uma justificativa,  à Mesa Diretora da Câmara . O material será avaliado por um conselho, formado por representantes de todos os partidos presentes na Casa , para que as cinco mulheres de maior destaque de atuação em várias áreas, sejam selecionadas. Os nomes  das homenageadas constarão em um Projeto de Decreto Legislativo, a ser votado em Plenário.

 

 

SALVADORA  LOPES

 

Líder operária e sindical ,Salvadora Lopes Peres, ou Salvadora Lopes Rodrigues, foi um ícone das lutas sociais e femininas. Primeira vereadora eleita em Sorocaba, em 1947, não tomou posse por causa de sua militância comunista. Apesar  da  perseguição ,não desistiu  de defender os direitos do povo e  foi considerada um ícone  das lutas  femininas  e sociais .  Salvadora Lopes morreu  em dezembro de 2006 em Sorocaba.

 

A entrega do Diploma Salvadora Lopes está prevista para a semana Internacional da Mulher, em março do ano que vem , durante uma Sessão Solene, na Câmara Municipal.