O vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), quer que as unidades básicas de saúde disponibilizem a vacinação pneumocócica conjugada 7 – valente e vacinação da meningite C para crianças a partir de 2 meses. A vacina protege contra os sete tipos de pneumococos que mais causam infecções como pneumonia, meningite bacteriana, otite e sinusite.
Em seu projeto de lei n. 420/2009 ,que entra em discussão nesta terça-feira (24) ,Tonão Silvano argumenta que a cada 33 horas uma criança menor de cinco anos, morre em função de doenças pneumocócicas no Estado. Alerta ainda que uma média de 11 crianças morre diariamente no Brasil em decorrência de meningites pneumocócicas e meningocócicas. O vereador chama a atenção para o fato de que mais de 20% das crianças que contraem meningite pneumocócica no Brasil acabam morrendo e cerca de 40% das que sobrevivem têm seqüelas como perda auditiva, paralisia cerebral e epilepsia.
Diante desses dados o parlamentar sugere a modificação do programa de vacinação do Município. “ Há quatro anos a vacina é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Organização Mundial de Saúde. Só no Estado de São Paulo a economia com o tratamento dessas doenças ficaria em torno de 4 milhões de reais por ano, sem falar nas vidas que seriam preservadas”, explica Silvano. O projeto prevê ainda a criação de uma campanha de Conscientização das vacinações Pneumocócica e da Meningite “C” , a ser incluída no calendário oficial de eventos do Município