19/11/2009 11h49
Em 20 de novembro o Brasil comemora o Dia da Consciência Negra. A data, feriado municipal em Sorocaba, será comemorada com uma série de atividades. E para convidar os vereadores e a população que acompanha as sessões da Câmara, o Presidente do Conselho Municipal de Participação e desenvolvimento da Comunidade Negra, João Paulo Rolim Marques (foto), utilizou a Tribuna Popular nesta quinta-feira.

O evento é resultado da parceria entre prefeitura e conselho e se estende por toda a sexta-feira (20). As atividades começam às 8h com o hasteamento das bandeiras na Praça Coronel Fernando Prestes, seguida da “Marcha Zumbi dos Palmares” até a Capela João de Camargo onde, às 10h, acontecerá um ato ecumênico e a apresentação da Corporação Musical “Francisco Dimas de Mello”.

Às 11h, a “Marcha Zumbi dos Palmares” segue para o Parque dos Espanhóis onde, a partir das 12h, será realizado o Almoço Beneficente – Feijoada dos Amigos do Quilombinho, com música ao vivo seguido de shows de grupos de hip-hop, samba e pagode. O encerramento da festividade está agendado para as 21h.

Segundo dados oficiais, o Dia da Consciência Negra, será feriado em 225, de um total de 5.561 municípios do país. Major Rolim falou sobre a história da data, que lembra o dia em que Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi assassinado em 1695. “Em 1971, há 38 anos, houve o 1º ato público em homenagem a Zumbi e em 1978 a data foi acolhida pelo Movimento Negro Unificado”, lembrou. “Não queremos ser diferentes, batalhamos para ser iguais”, concluiu.