Várias emendas foram retiradas a pedido de seus próprios autores e devem voltar remodeladas em segunda discussão
Depois de aprovar o orçamento municipal para 2010 na sessão ordinária desta terça-feira (17), os vereadores votaram, no período da tarde, as 270 emendas parlamentares apresentadas. “Foram apresentados, inicialmente, 24 milhões de reais em emendas, bem acima dos 300 mil reais por vereador, o que daria 6 milhões de reais. Mas a grande maioria concordou em retirar emendas e, em alguns casos, apresentá-las em segunda discussão”, explica o vereador Hélio Godoy, presidente da Comissão de Orçamento.
“Hoje, não tivemos nenhuma emenda reprovada. Todas as emendas retiradas ou arquivadas o foram a pedido dos próprios vereadores”, salienta Godoy. Os petistas Francisco França e Izídio de Brito, que formam a bancada de oposição na Casa, também concordaram em retirar várias emendas. A maioria das emendas aprovadas destinam verbas para entidades assistenciais.
Na próxima semana, o orçamento volta à pauta de discussões, quando os vereadores podem apresentar novas emendas ou melhorar emendas para serem apresentadas em segunda discussão. A expectativa de Hélio Godoy é que, até o início de dezembro, o orçamento para 2010 deve estar aprovado.