O descaso da América Latina Logística com o trecho da linha férrea sob sua concessão, que passa por Sorocaba, é alvo de mais um requerimento da vereadora Neusa Maldonado (PSDB). A parlamentar cobra do Executivo ações no sentido de proteger os munícipes contra os problemas causados pela falta de sinalização nas passagens de nível, de limpeza dos trilhos e arredores, e das péssimas condições de conservação das proteções laterais da ferrovia, completamente destruídas em alguns pontos.
O requerimento, aprovado na sessão ordinária de quinta-feira 12, denuncia que a ALL não cumpre as normas estabelecidas no contrato de concessão, acarretando risco de vida para os munícipes.
Durante a sessão, a vereadora utilizou a TV Legislativa para mostrar imagens que comprovavam as denúncias. Além de mato e entulho cobrindo os trilhos, as imagens mostravam calhas de água com lixo e água parada, além de uma locomotiva passando em um trecho onde carros aguardavam a possibilidade de atravessar os trilhos, em uma passagem de nível sem sinalização e proteção.
Em uma das cenas, duas crianças com uniforme escolar pararam sobre os trilhos, saindo apenas quando a locomotiva chegou a poucos metros delas. Na manhã do sábado, dia 7, um carro foi empurrado pelo trem por
A vereadora Neusa Maldonado, presidindo a Comissão Parlamentar criada para promover gestões junto à ALL, entregou um relatório aprovado pelo plenário no dia 15 de setembro e enviado ao Ministério Público, com as conclusões da Comissão sobre as condições de manutenção da malha ferroviária da cidade, dando prosseguimento ao Inquérito Civil, aberto pelo Promotor de Justiça Orlando Bastos Filho, do Ministério Público Estadual, dia 27 de abril.
A Comissão de vereadores pede um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para o Ministério Público, de forma a conseguir uma solução definitiva para Sorocaba no tocante à atuação da ALL na cidade.
“A situação da malha ferroviária da cidade é muito preocupante. É um flagrante descaso da ALL para com a população sorocabana, posta em risco pelo não-cumprimento do contrato de concessão da ferrovia, que é estadual. Mas são os munícipes que correm risco de vida. A Prefeitura também deve tomar alguma atitude para forçar a ALL a cumprir o contrato”, indignou-se a parlamentar.
( Assessoria de Imprensa da vereadora Neusa Maldonado/ PSDB)