05/11/2009 12h46
 

Responsável por missões do Exército no Brasil e no exterior, o general José Carlos Santos recebeu título de Cidadão Emérito

 

A Câmara de Vereadores, em sessão solene realizada na noite de 3 de novembro último, entregou o título de Cidadão Emérito ao sorocabano José Carlos Santos, general de Brigada do Exército. O título foi concedido por proposição do vereador Helio Godoy (PSDB) e aprovado, por unanimidade, pelos demais vereadores.

 

A sessão foi presidida pelo presidente da Casa, vereador José Francisco Martinez (PSDB), e contou com a presença de familiares do homenageado e convidados, entre eles, a esposa do general José Carlos Santos, Giovana Chaves Vaz dos Santos, a irmã Lúcia Honorina do Santos, o professor Flaviano Agostinho de Lima e esposa Mônica Leite Almeida Branco, além da presença de autoridades civis e militares.

 

O evento ainda contou com a presença da Banda da Polícia Militar, que deu início à sessão executando o Hino Nacional e Hino do Exército. Também se apresentou a cantora Aline Godoy, que cantou uma música em italiano, visto que o general Jose Carlos  Santos viveu alguns anos na Itália como adido cultural.

 

Hélio Godoy enalteceu a carreira do general, que atualmente mora e trabalha no Rio de Janeiro, onde ocupa o cargo de diretor de Ensino Preparatório e Assistencial do Exército Brasileiro. Godoy ressaltou que “somente a integridade de um homem é capaz de levá-lo a tão elevado cargo”. O vereador também enfatizou as missões desempenhadas no Brasil e em diversos países pelo general, graças à sua sólida formação profissional, em que se destacam várias condecorações como a Medalha Militar de Ouro, Medalha das Nações Unidas e Medalha Européia na Itália, dentre outras.

 

Ao agradecer a homenagem, visivelmente emocionado, o general José Carlos Santos ressaltou o carinho por Sorocaba, e lembrou-se do período em que estudou no Instituto Estadual de Educação Júlio Prestes, o Estadão, onde teve como professora a senhora Diva Von Hubner França, que compareceu à homenagem. O general também contou sua trajetória em missões do Exército Brasileiro, no Brasil e em outros países.

 

“É investindo na educação que teremos um país melhor, onde os princípios morais, éticos, fazem toda a diferença”, disse o general em seu discurso. “Hoje recebo esta homenagem com muita alegria, pois sempre levo o nome de Sorocaba por onde vou, sempre lembrando da minha cidade natal, com o orgulho de ser sorocabano”, ressaltou.

 

(Assessoria de Imprensa do vereador Hélio Godoy/PSDB)