03/11/2009 15h34
 

                 

                     A ampliação da licença-maternidade das servidoras municipais também segue para sanção do Executivo.

 

                  

A 69ª sessão do Legislativo  concluiu a análise de três projetos , que tiveram os pareceres da  Comissão de Redação aprovados. Um deles do vereador  Anselmo Neto(PP- foto ),  que garante desconto de 5% no valor do  IPTU,  ao contribuinte que efetuar o pagamento em até três parcelas. O benefício atualmente só é concedido a quem opta pela parcela única. O segundo projeto é do vereador José Crespo(DEM) e altera uma Lei de 1954, acabando com a obrigatoriedade das bandeiras do Município terem que ser confeccionadas com frente e verso iguais. O terceiro projeto , de autoria do Executivo, amplia a licença maternidade das servidoras públicas para 180 dias. 

 

 

PRIMEIRA DISCUSSÃO

 

 

Dos 17 projetos que entraram em pauta para a primeira discussão, seis foram aprovados, cinco retirados , dois arquivados e outros quatro ficaram para a próxima sessão.

 

O  Executivo  enviou duas propostas, para a  desafetação de imóvel   e  para  concessão de uso ( deste mesmo imóvel) ao CRASO, Clube dos Radioamadores de Sorocaba. As duas foram aprovadas.

 

Gervino Gonçalves (PR), o Cláudio do Sorocaba I , apresentou um projeto , também aprovado em primeira discussão. O texto altera  a Lei   nº 5.315 , que  regulariza a colocação de caçambas coletoras de entulho no município. Elaborada em 1996, a Lei  estabelece multa para quem descumprir as normas,mas o valor , em UFIR, não chega a R$ 300 . Pelo projeto , o valor seria corrigido para  R$ 1,5 mil. “ Acredito que essas empresas vão ficar preocupadas em ter que mexer no bolso”, argumentou o vereador.

 

 

Outro projeto aprovado foi o do presidente da Casa, José Francisco Martinez (PSDB), que reserva vagas às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos , e/ou portadoras de necessidades especiais , em empresas com fins lucrativos , beneficiadas por incentivo ou isenção fiscal do município.

 

O vereador Marinho Marte (PPS) conseguiu levar à segunda discussão a proposta de instituir a “ Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos”.

 

O último projeto aprovado na sessão foi o de resolução nº 18/2009, que dispõe sobre a ampliação do cargo de operador de câmera  da TV Legislativa.

 

PROJETOS RETIRADOS

 

A pedido dos próprios autores, cinco projetos foram retirados de pauta .

 

 Um de Benedito de Jesus Oleriano ( PMN) , o Ditão Oleriano ,  que propõe  a  reserva de   5%  dos lotes, das casas e  dos apartamentos  populares sorteados, aos Guardas Municipais, passará por adequações .

 

 Um do vereador José Crespo(DEM), de isenção do ISSQN ( Imposto Sobre Serviços de Qualquer natureza), aos contribuintes autônomos, a partir dos 60  anos de idade. Crespo aceitou aguardar a entrada em pauta de uma proposta semelhante do Executivo, que já tramita pela Casa,para discutir o assunto.

  

Outro projeto retirado  é do vereador Luis Santos Pereira (PPS), e prevê a  criação de atendimento especial  e provisão de intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras, nas repartições públicas municipais.

 

Emílio Souza de Oliveira (PMN) , o Ruby, também solicitou a retirada do texto sobre a sinalização vertical e horizontal , a construção de calçadas, muros e  a limpeza de terrenos próximos à escolas.

 

Também saiu de pauta pelas próximas sessões o projeto de João Donizeti  Silvestre (PSDB),determinando que a  aprovação de projetos de loteamento  fique sujeita  a apreciação pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (CMDES). 

 

 

ARQUIVADOS

 

 

O projeto do vereador Anselmo Neto(PP) , para  a  isenção de estacionamento em shopping center  aos domingos e feriados, recebeu parecer de  inconstitucionalidade e foi arquivado.O outro encaminhado para arquivamento foi de Izídio de Brito (PT), sobre alterações no  Código Tributários do Município.

 

 

 

 

SEGUNDA DISCUSSÃO

 

Dois projetos, que haviam sido aprovados em primeira discussão, foram retirados de pauta,a pedido dos próprios autores. Um deles de João Donizeti Silvestre (PSDB) ,que  estabelecia critérios rígidos no cultivo da cana-de-açúcar no município.” Vamos realizar audiências públicas para  ouvir vários setores da sociedade, além de representantes do  corpo de bombeiros, polícia ambiental e prefeitura para adequar melhor o texto“, argumentou Donizeti. O outro projeto retirado é  do vereador Hélio Godoy (PSDB) e dispõe sobre a isenção de ISS (Imposto Sobre Serviços ) às obras de regularização fundiária.

 

O Legislativo aprovou três propostas do Executivo em segunda discussão. A primeira  para  a composição e atribuições do Conselho Municipal de Esportes e lazer, previsto em lei . A segunda  autoriza o município a receber, em doação da Fazenda do Estado, imóvel destinado à regularização fundiária .E a terceira altera a redação do artigo  5  da Lei  nº 8336/2007, sobre a criação de Fundos de Previdência Municipal . 

 

José Francisco Martinez(PSDB), obrigatoriedade das empresas contratadas pelo município por concorrência a realizarem Programa de educação  ambiental .

 

Ditão Oleriano (PPS) comemorou a aprovação do projeto de sua autoria ,que determina que os  proprietários de imóveis, que solicitarem licença para ampliação ou reforma, ficarão obrigados a adequar a calçada , excluindo os degraus existentes , para facilitar o acesso ,principalmente crianças e pessoas em cadeiras de rodas. O vereador mostrou imagens de ruas em que , praticamente, todas as calçadas tem rampas formando degraus. “ Quando forem fazer reformas os moradores  terão que pensar um pouco também nos outros “, argumentou.