“Para que o homem tenha, não apenas uma vida mais longa, mas com qualidade”
O vereador Carlos Cezar (PSC) está cobrando da Prefeitura medidas de prevenção à saúde do homem a exemplo das ações desenvolvidas pela administração com a população feminina. Através de requerimento aprovado na sessão desta terça-feira (20), o vereador solicita a criação do Ônibus Azul, versão masculina do Ônibus Rosa, e O Hospital do Homem, como o Hospital da Mulher inaugurado no Hospital Evangélico de Sorocaba.
Carlos Cezar destacou que as medidas preventivas para a saúde do homem envolvem recursos, tanto de especialistas, como de diagnóstico e tratamento, mais complexos se comparado com a da mulher. “Essas ações do poder público são de extrema importância para que o homem tenha, não apenas uma vida mais longa, mas com qualidade”, disse ao defender a proposta no plenário.
O vereador lembrou que no último dia 27 de agosto, foi lançado em Brasília um programa federal de Atenção à Saúde do Homem. O programa tem como objetivo principal fazer com que homem busque atendimento médico de uma forma rotineira e preventiva.
“O sentido é fomentar a conscientização entre os homens, discutir abertamente a saúde masculina e combater esse trauma cultural de ir ao médico. Eu acho que o Ônibus Azul vai quebrar muitos paradigmas”, concluiu o autor do requerimento.