Autor da Lei que regulamenta o controle da população de animais no Município,bem como a posse responsável dos mesmos, o vereador Hélio Godoy(PSDB), trabalha agora na elaboração do
“Estatuto de Defesa, Controle e Proteção aos Animais” de Sorocaba.
O parlamentar ressalta que a Lei em vigência já prevê a garantia de cuidados básicos,e proíbe a utilização de animais em espetáculos de circo. Também veta a participação em competições, exibições de montaria e rodeio, quando o ato implicar em dor ou esforço dos animais. “Estamos empenhados agora em reforçar a proteção aos animais , através de uma Lei que estabeleça um estatuto direcionado a nossa realidade, argumenta o vereador.”
Luta antiga
Godoy lembra que Sorocaba possuía uma grande população de cães e gatos (aproximadamente 150 mil). Boa parte dos que ficavam nas ruas tinha dono, agravando a transmissão de doenças e a procriação sem controle. Como conseqüência, havia um número absurdo de cães apreendidos e até sacrificados pela zoonoses.
Hoje, a Lei não só proíbe o abandono, como também garante acesso gratuito a castração de cães e gatos; a reforma e ampliação do canil municipal; a semana de conscientização da posse responsável de animais domésticos; o registro desses animais no CCZ - Centro de Controle de Zoonoses, por microchipagem para a criação de um banco de dados , entre outras providências.
Futuro
O vereador acredita que, num futuro próximo, a população estará mais consciente, seguindo a Lei e o Estatuto de Defesa dos Animais. “Vamos investir agora no estatuto e, para isso, estamos em constante contato com entidades e ONGs de proteção aos animais. Não temos dúvida de que, além da Prefeitura, a comunidade será nossa grande aliada nesse problema que é de saúde pública, onde as clínicas veterinárias serão chamadas à participar na identificação dos animais da cidade”, concluiu.