13/10/2009 15h32
 

Geraldo Reis (PV) quer que os guardas municipais tenham direito à bolsa de formação no valor de 400 reais

 

Criado pelo Ministério da Justiça, com ações em todo o país, o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) começa a ser desenvolvido em Sorocaba. O programa articula políticas de segurança pública e ações sociais, que vão desde a reestruturação do sistema penitenciário até a participação da comunidade na prevenção da violência. “Em Sorocaba, o Pronasci será desenvolvido de forma parcial, mas queremos que seja integral”, afirma o vereador Geraldo Reis (PV), defensor da implantação do programa.

 

Uma das ações desenvolvidas pelo Pronasci é a qualificação dos profissionais de segurança pública, que prevê a concessão de uma bolsa de formação no valor de 400 reais para policiais civis e militares, bombeiros, peritos, agentes penitenciários e guardas municipais. “Para que os nossos guardas municipais possam contar com essa Bolsa de Formação, é preciso que o programa seja realizado de modo integral”, explica Geraldo Reis, lembrando que em 54 municípios brasileiros os guardas municipais já contam com o benefício.

 

O Ministério da Justiça prevê investimentos de 6,7 bilhões de reais no Pronasci até 2012. “É um volume muito grande de recursos e precisamos garantir que eles sejam usados na qualificação dos profissionais de segurança. É fundamental garantirmos essa bolsa para os guardas municipais de Sorocaba”, insiste Geraldo Reis. Em requerimento aprovado na Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira, 13, o vereador do PV solicita informações ao prefeito Vitor Lippi (PSDB) sobre a implantação do projeto, que é desenvolvido nos Estados pelas Secretarias de Segurança Pública em parceria com os municípios.

 

Em seu requerimento, Geraldo Reis formula uma série de questionamentos sobre o Pronasci em Sorocaba. O vereador quer saber quais projetos estão sendo apresentados; que benefícios o convênio trará para a Guarda Municipal; se já existe um coordenador indicado para a Bolsa de Formação; quando e como será efetivado o programa e, sobretudo, se o convênio será parcial ou integral.