09/10/2009 14h18
 

A manhã desta sexta-feira (9) foi de festa na Câmara Municipal. Autoridades e funcionários participaram da sessão solene em comemoração aos dez anos do prédio que sedia a Casa Legislativa, no Alto da Boa Vista. Discursos lembraram histórias que marcaram a construção da obra, um marco arquitetônico assinado por Ricardo Bandeira.

O presidente da Câmara, José Francisco Martinez (PSDB), comandou a sessão. Ao som da Corporação Musical Francisco Dimas de Melo, o hasteamento das bandeiras deu início à cerimônia.

Além dos vereadores da Casa, participaram da solenidade o prefeito e o presidente da Câmara na no ano da inauguração da nova sede, Osvaldo Duarte Filho, e Deputado Renato Amary (PSDB) e o prefeito Vitor Lippi (PSDB). Compareceram também os deputados Antonio Carlos Panunzio (PSDB) e Maria Lucia Amary (PSDB). Ex-vereadores e secretários do Executivo prestigiaram o evento. 

Nesta data festiva, Martinez fez questão de destacar a importância do funcionalismo. “Agradeço muito a todos os funcionários e vereadores que dão continuidade ao trabalho bom e revolucionário que faz com que nossa cidade fique cada vez mais bonita e empreendedora”, declarou. 

O prefeito destacou a importância do Legislativo. “A grandeza do prédio não está somente na luta, no prédio, mas principalmente pela importância para a cidade do trabalho que é feito aqui, onde estão os representantes do nosso povo. Quero parabenizar não apenas pelos dez anos dessa obra, mas pela obra que aqui é desenvolvida. Sorocaba agradece esse trabalho maravilhoso”, disse o prefeito Lippi. 

 

Duarte Filho falou sobre a polêmica gerada na ocasião da construção da nova sede em 1998, com recursos já previstos no orçamento. “Sorocaba estava por merecer uma sede para o poder Legislativo”, iniciou. Segundo o ex-vereador a obra foi construída com baixo custo e, após conclusão do processo investigatório, com “atestado de idoneidade do Ministério Público”.

 

O episódio, que marcou a história da cidade, também foi relembrado pelo prefeito da época. “Se nós tivéssemos medo, temor ou cautela, Sorocaba não seria o que é hoje. Demos a Sorocaba mais um equipamento de qualidade”, afirmou o deputado Renato Amary.

 

Além de falar sobre a atual sede, que classificou como responsável por “acomodações à altura da representação popular exercida pelos vereadores”, Antonio Carlos Panunzio citou o ex-prefeito Armando Panunzio, seu pai, como idealizador do centro cívico que abriga a Câmara. “Fui testemunha ocular, auditiva, do que ele planejou quando desapropriou toda essa área. O sonho era descentralizar. Hoje temos um centro cívico, veio a Prefeitura, a Câmara Municipal, o Fórum, o Tribunal de Contas, a Receita Federal. Se concluiu aquilo que um dia foi sonhado por Armando Panuzio”, disse.

Encerrando a sessão solene, autoridades, incluindo os 20 vereadores da atual legislatura, e funcionários da Câmara receberam placas alusivas aos dez anos do prédio.