09/10/2009 08h42
 

     O Centro de Inclusão Digital da Escola Municipal Avelino Leite de Camargo, batizado de Sabe Tudo "Porphírio Rogich Vieira", foi inaugurado na tarde de quinta-feira (9), com a presença do prefeito Vitor Lippi (PSDB) e de vários vereadores, entre eles o vereador Hélio Godoy, autor da homenagem ao historiador, escritor, pesquisador e fotógrafo sorocabano, que empresta seu nome ao novo Sabe Tudo do município. 

 

     O evento contou com a exposição de fotos da vida do homenageado, além da participação de familiares e amigos. Na ocasião também estiveram presentes, o prefeito Vitor Lippi (PSDB), o vice-prefeito José Ailton Ribeiro (PSDB), vereadores, secretários e educadores da Escola da Municipal Avelino Leite de Camargo. O vereador Helio Godoy durante o uso da palavra, falou sobre a importância de Porphírio Rogich Vieira na história de Sorocaba, na mídia local, e em sua vida pessoal, uma vez que, segundo ele, o ensinou muito sobre a história do município. Godoy ainda foi citado diversas vezes pelo prefeito Vitor Lippi e por Marcos Rogich, filho do homenageado, por ter sido o autor do projeto que denomina “Porphírio Rogich Vieira” o nome do espaço Sabe-Tudo.

 

     Para o vereador Helio Godoy, o Jardim Nova Esperança, um bairro que vem passando por profundas transformações e melhorias ganha agora para toda a população a inclusão digital. “Acesso ao curso de computação para todas as idades, internet gratuita, jornais da cidade para leitura e consulta, revistas semanais a disposição da população, é mais informação, é um presente para os moradores do bairro”, disse Godoy. “O Sabe-Tudo ainda leva o nome de um personagem importante de Sorocaba Porphírio Rogich Vieira, que foi historiador e escritor, repórter fotográfico e que por mais de 50 anos registrou a história da cidade”, ressaltou.

 

     Autor de vários livros sobre a história de Sorocaba, entre eles o romance histórico A Princesa dos Tropeiros, Rogich Vieira (1929-2001) foi membro da Academia Sorocabana de Letras e sócio-fundador do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba. Seu acervo fotográfico serviu de base para a criação do Museu da Imagem do Som do município.

    

     Foto: Vereador Godoy, vice-prefeito José Ailton Ribeiro e familiares do homenageado

 

     (Assessoria de Imprensa do vereador Hèlio Godoy/PSDB)