08/10/2009 17h18
 

Em audiência pública comandada por José Crespo, 67% opinaram contra o aumento no número de vereadores

 

Durante três horas, público e convidados debateram na noite de terça-feira, 6, na Câmara Municipal, a necessidade ou não do aumento de vagas de vereador, possível desde a promulgação de uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso em setembro. A audiência pública foi organizada pelo vereador José Crespo (DEM), que atuou como mediador entre os debatedores Adair Alves Filho (promotor público), Djalma Benette (editor do jornal Bom Dia), Jair Molina (presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos) e Jefferson Zuliani (presidente da Sociedade Amigos de Sorocaba).

 

Vereadores de cidades da região (como Itapeva e Itararé), lideranças comunitárias, diretores de organizações sociais e dirigentes de empresas estavam entre o público participante, fazendo perguntas. A organização do debate colocou um email e uma linha telefônica à disposição de quem, à distância, quisesse participar fazendo perguntas. O tempo de duração do debate não foi suficiente para permitir que todas as perguntas, do público presente e do ambiente externo, pudessem ser respondidas e comentadas.

 

Das opiniões expressas durante o debate, 67% foram contrárias ao aumento da quantidade de vereadores já, havendo 16% favoráveis a que isso aconteça. Uma parte das manifestações (7%) opinou a favor do aumento das vagas de vereadores a partir da eleição de 2012. Outros 10% fizeram manifestações gerais sobre o tema, sem dizer se são favoráveis ou contrários ao aumento dos vereadores.

 

Para o organizador do debate, vereador José Crespo, embora sem fundamento científico, esses números devem ser levados em conta quando e se for apresentado na Câmara Municipal algum projeto modificativo da Lei Orgânica, para manter ou aumentar o número de vereadores em Sorocaba. Com a sinalização popular obtida ao longo do debate desta terça-feira, o vereador José Crespo declarou publicamente sua posição contrária ao aumento de vagas nas Câmaras municipais.

 

(Assessoria de Imprensa do vereador José Crespo/DEM)