08/10/2009 13h20
 

 A proposta de homenagear o historiador Rogich Vieira é do vereador Hélio Godoy (PSDB)

 

Construído na Escola Municipal Avelino Leite de Camargo, o Centro de Inclusão Digital do Jardim Nova Esperança, que será inaugurado nesta quinta-feira (8), às 15 horas, foi batizado de Sabe Tudo “Phorfírio Rogich Vieira”. A homenagem ao conceituado escritor, historiador, pesquisador e fotógrafo sorocabano foi proposta pelo vereador Hélio Godoy (PSDB). Uma mostra com fotos e objetos de Rogich Vieira, abordando sua vida e obra, foi aberta no local.

 

“Tive a grata satisfação de conviver com nosso querido ‘Popó’, como Rogich Vieira era carinhosamente chamado pelos amigos. Com ele pude aprender grande parte da história de Sorocaba. Essa exposição tem o objetivo de levar aos alunos da escola e a toda comunidade um pouco de sua vida e obra”, afirma Hélio Godoy.

 

Autor de vários livros sobre a história de Sorocaba, entre eles o romance histórico A Princesa dos Tropeiros, Rogich Vieira (1929-2001) foi membro da Academia Sorocabana de Letras e sócio-fundador do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba. Seu acervo fotográfico serviu de base para a criação do Museu da Imagem do Som do município.

 

(Com Assessoria de Imprensa do vereador Hélio Godoy/PSDB)