06/10/2009 17h24
 

     O vereador Hélio Godoy, juntamente secretário estadual da Habitação, Lair Krähenbühl, e o presidente Creci-SP, José Augusto Viana Neto, debate regularização fundiária na TV

 

     A convite do presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara, o vereador Helio Godoy (PSDB) participou na noite de ontem do Programa Tribuna Independente na Rede Vida, onde debateu o tema "Habitação e Regularização Fundiária no Estado de São Paulo" junto com o secretário estadual de Habitação, Lair Krähenbühl, e o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP — 2ª Região), José Augusto Viana Neto.

 

     Na ocasião, Sebastião Misiara, apresentador do programa, ressaltou a importância do município de Sorocaba em relação ao tema “habitação e regularização fundiária”, lembrando aos telespectadores que o município foi um dos primeiros a aderir ao Programa Cidade Legal do governo do Estado. Ele também relacionou o sucesso do programa ao nome do vereador Helio Godoy, que há tempos vem lutando em prol da habitação no município.

 

     A rodada de perguntas para o secretário estadual da Habitação, Lair Krähenbühl, começou com o vereador Helio Godoy, que o questionou sobre a adesão dos demais municípios ao programa, uma vez que somente 230 prefeituras fazem parte do Programa de Regularização Fundiária. O secretário foi enfático ao dizer que a maioria das prefeituras se preocupam mais com a construção de moradias do que com regularização dos imóveis, o que demonstra que Sorocaba sai na frente com esse trabalho pioneiro.

    

     Durante todo o programa houve a participação de diversas pessoas de vários Estados do Brasil e de uma pessoa dos Estados Unidos, através de email, telefone e fax. Elas levantaram questões sobre o Programa Cidade Legal, construção de moradias e legalização de núcleos e bairros irregulares. Os telespectadores também elogiaram o trabalho do vereador sorocabano, ressaltando o trabalho que tem sido feito no município e a preocupação com a habitação popular e a legalização de moradias.

 

     Além disso, Godoy também foi elogiado pelos demais convidados do Programa Tribuna Independente, não apenas pelas questões mencionadas, mas também pelo lançamento da cartilha “Como Fazer a Cidade Legal”, recém-lançada, em que o vereador explica, passo a passo, como se utilizar dos instrumentos jurídicos, urbanísticos e ambientais do Programa de Regularização Fundiária de Sorocaba.

 

     “Pela repercussão dos telespectadores, o assunto mostrou ser de interesse não só da população sorocabana, como também de pessoas de várias cidades do país. A nossa cartilha “Como Fazer a Cidade Legal” já foi requisitada e enviada para mais de 100 cidades do Estado de São Paulo. É o nosso trabalho sendo reconhecido, e a necessidade de se fazer com que a população possa ter seus direitos garantidos no acesso a moradia digna, garantidos pela nossa constituição que fez ontem 21 anos”, relata Godoy.

 

       (Assessoria de Imprensa – Vereador Helio Godoy)