Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
06/10/2009 17h17
 

Em primeira discussão, a Câmara aprovou nesta terça-feira (6) o Plano Plurianual de investimentos da Prefeitura para os próximos quatro anos. Das 25 emendas apresentadas, dezoito foram arquivadas, quatro rejeitadas e apenas três aprovadas – uma delas, do vereador José Crespo (DEM), estabelece a obrigação de a Prefeitura implantar um centro de reabilitação para pessoas portadoras de deficiências.

 

Defendendo a aprovação da emenda, Crespo lembrou o lema da atual administração municipal (Cidade Saudável e Educadora) dizendo que Sorocaba “nunca será saudável enquanto não for verdadeiramente inclusiva para todos. Uma vergonha, verdadeira chaga social que Sorocaba carrega, é a desatenção para com as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, desde condições de mobilidade, passando por educação, lazer e até saúde”.

 

Crespo salientou que “Sorocaba possui a segunda maior demanda reprimida de pacientes na fila de espera por órteses e próteses, entre todos os 645 municípios paulistas. Há pessoas portadoras de deficiências aguardando essas próteses ou órteses há anos, sendo que as desculpas, na fértil imaginação das autoridades, são as mais variadas possíveis. Já houve muitos casos em que, depois de vários anos, quando finalmente as próteses ou órteses chegaram, não serviram mais porque a pessoa havia crescido, quando era criança ou adolescente, ou falecido, quando adulta”.

 

- É por isso as próteses acabam sendo jogadas fora. Elas são feitas sob medida e exatamente para aquela pessoa, disse o vereador Crespo, acrescentando que “isso é um crime continuado contra o contribuinte público. Essa implantação de um centro de reabilitação poderá ser feita com a ajuda das outras esferas de governo, através de convênios, e parcerias com a iniciativa privada”.

 

A emenda de Crespo ao Plano Plurianual prevendo que a Prefeitura implantará um centro de reabilitação para deficientes em Sorocaba foi aprovada por treze votos a sete. Votaram a favor, além de Crespo, os vereadores Anselmo, Carlos Cezar, Ditão, França, Gervino, Izidio, José Geraldo, Luis Santos, Marinho, Rozendo, Ruby e Tonão.

 

 

( Assessoria de Imprensa -  Vereador José Crespo )

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.