06/10/2009 13h29
 

     A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (6), o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2010 a 2013. Entre as 25 emendas propostas por quatro dos 20 vereadores da Casa, três foram aprovadas e quatro rejeitadas, as demais foram arquivadas. O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração municipal para os próximos quatro anos.

 

     Seguindo a pauta da 61ª sessão ordinária, primeiro os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade em primeira discussão o PPA. Em seguida, cada uma das emendas foi lida, discutida e votada, sempre com os encaminhamentos do vereador autor, do presidente da Comissão de Economia, Hélio Godoy (PSDB), e do líder do governo, Paulo Mendes (PSDB, foto).

 

     “O PPA traduz o que é melhor a sociedade sorocabana nos próximos quatro anos. Os vereadores, ainda que não se manifestem, sabem o que estão votando”, disse Anselmo Neto.

 

     Godoy esclareceu que os pareceres da comissão são técnicos e, como as emendas não são analisadas pela Comissão de Justiça, os membros da Comissão de Economia também podem opinar sobre a questão da legalidade das propostas. As emendas aprovadas voltam para o Executivo e, após modificada a redação original da peça para se adaptar às emendas dos vereadores, retornam ao plenário.

 

     A primeira emenda aprovada, de autoria do vereador José Crespo (DEM), estabelece a implantação de um centro de reabilitação para portadores de deficiência. O autor destacou que Sorocaba possui a segunda maior demanda reprimida de pacientes na fila de espera por próteses do Estado. A proposta foi aprovada com 13 votos favoráveis.

 

     Entre as emendas do vereador Izidio Correia (PT), a que garante a implantação de uma escola técnica federal no futuro Parque Tecnológico, foi aprovada. A terceira emenda aprovada em primeira discussão é de autoria de Francisco França (PT) e versa sobre a ampliação da frota de veículos da Secretaria de Saúde, ou seja, compra de ambulâncias.

 

     Entre as emendas arquivadas, algumas voltam em segunda discussão após adequações propostas na sessão de hoje, como, por exemplo, as duas últimas do vereador França, que citam a travessia escolar e o aumento do efetivo da Guarda Municipal.