Policiais da 3ª Companhia da Polícia Militar de Sorocaba, vencedores do 1º Torneio Nacional de Cães de Polícia Royal Canin, foram homenageados pela Câmara Municipal na sessão desta quinta-feira (1º), por iniciativa do vereador Marinho Marte (PPS). O capitão Marcel Ribeiro de Lima, o cabo Stefani Cylos e os soldados Eduardo Lima de Camargo e Luis Alberto Ribeiro receberam votos de congratulações da Casa. Eles foram representados pelo comandante da 3ª Companhia da PM, capitão Ubiratã Marques da Silva, que agradeceu a homenagem.
“Esse prêmio é importante para Sorocaba. Ele atesta a qualidade da nossa polícia, uma vez que as provas do torneio foram elaboradas com o objetivo de avaliar o desempenho das equipes policiais como se eles estivessem participando de uma ocorrência real”, explica Marinho Marte. O segundo lugar no concurso coube ao canil da Polícia Militar do Rio de Janeiro. “Isso mostra que foi um torneio concorrido”, observa o vereador.
A prova do Torneio Nacional de Cães de Polícia constava de uma simulação em três etapas. Os cães precisavam reconhecer um “suspeito” entre dois civis e abordá-lo, sob o comando dos policiais. O objetivo era saber se os cães estavam preparados para não atacar a pessoa errada. Os cães também tiveram que encontrar entorpecentes e, na terceira etapa, tinham que ficar perto do suspeito, mas sem atacá-lo. Essa última etapa é uma forma de treinar o cão para o final da ocorrência, quando o suspeito já está mobilizado.