01/10/2009 17h31
 

Policiais da 3ª Companhia da Polícia Militar de Sorocaba, vencedores do 1º Torneio Nacional de Cães de Polícia Royal Canin, foram homenageados pela Câmara Municipal na sessão desta quinta-feira (1º), por iniciativa do vereador Marinho Marte (PPS). O capitão Marcel Ribeiro de Lima, o cabo Stefani Cylos e os soldados Eduardo Lima de Camargo e Luis Alberto Ribeiro receberam votos de congratulações da Casa. Eles foram representados pelo comandante da 3ª Companhia da PM, capitão Ubiratã Marques da Silva, que agradeceu a homenagem.

 

“Esse prêmio é importante para Sorocaba. Ele atesta a qualidade da nossa polícia, uma vez que as provas do torneio foram elaboradas com o objetivo de avaliar o desempenho das equipes policiais como se eles estivessem participando de uma ocorrência real”, explica Marinho Marte. O segundo lugar no concurso coube ao canil da Polícia Militar do Rio de Janeiro. “Isso mostra que foi um torneio concorrido”, observa o vereador.

 

A prova do Torneio Nacional de Cães de Polícia constava de uma simulação em três etapas. Os cães precisavam reconhecer um “suspeito” entre dois civis e abordá-lo, sob o comando dos policiais. O objetivo era saber se os cães estavam preparados para não atacar a pessoa errada. Os cães também tiveram que encontrar entorpecentes e, na terceira etapa, tinham que ficar perto do suspeito, mas sem atacá-lo. Essa última etapa é uma forma de treinar o cão para o final da ocorrência, quando o suspeito já está mobilizado.