15/09/2009 13h16

 

Representando o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), o professor Adilson Cezar (foto) esteve participou da 55ª sessão ordinária da Câmara para pedir apoio dos vereadores no projeto de ampliação da sede da entidade. O professor utilizou os dez minutos regimentais para apresentar a sede, o acervo e os trabalhos desenvolvidos no instituto.

“Estamos cansados ao lutarmos para obter recursos para a sede, cansados fisicamente, mas não desanimados. Quero apresentar o que é a nossa casa, o que pretendemos e o que estamos fazendo e deixar um convite para que visitem o instituto”, iniciou.

 

O professor explicou que o IHGGS tem como objetivo “congregar os elementos mais expressivos da sociedade sorocabana” assim como registrar a memória e a história do município e desenvolver o estudo e pesquisa da identidade cultural da cidade. “Não se trata de mais um museu, mas sim um centro de estudo e pesquisa histórica para divulgar quem somos nós”, disse.

 

Fundada em março de 54, a Casa de Aluizio de Almeida, sede do IHGGS, foi sedida por comodato à entidade considerada de utilidade pública e sem fins lucrativos. Todo o acervo do instituto, organizado em Biblioteca Histórica, Museu da Imagem e Som e Museu da História Militar esta disponibilizado à população.

 

Em sua apresentação, o professor apresentou o projeto da nova sede, com obras já iniciadas. “Estamos aqui para pedir ajuda para construir uma sede para preservar de maneira + digna o acervo que possuímos e possibilitar a ampliação do acervo. Que no projeto orçamentário, cada um dos vereadores possa contemplar o instituto com uma pequena verba”, solicitou Adilson Cezar.

 

O presidente da Casa, José Francisco Martinez (PSDB), que recentemente recebeu o professor em seu gabinete, estando ciente das necessidades do instituto, se comprometeu com a causa. “Pode contar com o apoio deste vereador e do vereador Paulo Mendes (PSDB) e talvez uma emenda coletiva dos demais vereadores”