“O uso de anabolizantes prejudica o sistema cardiovascular, causa lesões nos rins e fígado, degrada a atividade cerebral, aumento o risco de câncer e pode provocar dependência”. Cartazes com este alerta deverão ser afixados em todas as academias de ginástica e centros esportivos de Sorocaba. É o que propõe o vereador João Donizeti (PSDB) através do projeto de lei nº 366.
“A busca por corpos esculpidos à base de remédios está levando jovens de aparência saudável a um vício muitas vezes sem volta”, destaca o autor do projeto. Apesar de não haver estatísticas, acredita-se que o número de usuários de anabolizantes é crescente. “O abuso desse medicamento não é novidade. O maior problema atualmente, segundo especialistas, é a adesão às drogas em academias convencionais”, concluiu Donizeti.
De acordo com o projeto, a aplicação e fiscalização da lei é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, sendo a confecção e afixação de cartazes obrigação dos estabelecimentos.
A lei estabelece ainda que a secretaria deverá incluir os anabolizantes em campanhas de combate às drogas. Já foram descobertos 69 efeitos colaterais causados por anabolizantes entre os quais câncer, impotência e alterações comportamentais como agressividade e nervosismo.