28/08/2009 13h01

Aproveitando a Semana de Proteção e Posse Responsável de Animais, o vereador Helio Godoy (PSDB) está questionando a prefeitura sobre o cumprimento a Lei nº 8354/2007 que dispõe sobre a população animal em Sorocaba. O parlamentar quer saber quais ações em andamento com relação ao controle de zoonoses e bem estar animal.

“Estamos cobrando mais ações afirmativas da prefeitura em relação a todos as questões relacionadas a zoonoses, conforme a lei municipal de minha autoria. Que ações nas áreas de saúde pública e proteção animal sejam cada vez mais eficazes em nosso município, até porque os animais merecem viver e nós merecemos proteção a nossa saúde”, explica o autor do requerimento.

O vereador foi procurado por moradores de diversos bairros, principalmente da periferia, entre os quais representantes do Jardim Ipiranga que entregaram a Godoy um abaixo assinado com mais de 200 assinaturas pedindo providências urgentes. Muitos animais abandonados transitam pelas ruas do bairro, sujando as calçadas e avançando nos pedestres.

Godoy destaca a necessidade de medidas mais eficazes para enfrentar o problema como campanhas educativas nas escolas, convênios com clínicas veterinárias e construção de um novo canil municipal. O vereador quer saber se há previsão para colocar essas ações em prática, além da implantação do programa de castração e a implantação do programa de controle de zoonoses por micro-chipagem, estabelecidos pela lei municipal que também prevê o cadastro de todos os cães e gatos da cidade.

O vereador destaca ainda a responsabilidade dos proprietários de animais domésticos. “Após essa semana, esperamos que todos estejam conscientes de seu papel. Aquele que adotou um cãozinho, precisa saber que este animal vive por mais de dez anos e que ele não poderá abandoná-lo”, concluiu o vereador Hélio Godoy.