28/08/2009 10h27

Vereador Helio Godoy esteve com algumas famílias que serão transferidas para o Bairro Jardim Renascer nos próximos dias

Na manhã desta quarta-feira, 26, o vereador Helio Godoy (PSDB) esteve nos bairros Jardim Baronesa, Nova Esperança e Vila Mineirão visitando locais onde existem famílias que serão transferidas por estarem em áreas de risco.

O vereador e presidente da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária, Helio Godoy, está organizando um seminário de Habitação para o dia 18 de setembro, por isso tem ido até estes locais para se inteirar da situação das famílias que estão prestes as ser transferidas para o Jardim Renascer, (antigo Sorocaba H).  O Conjunto Habitacional recém construído pela Prefeitura, em parceria com a CDHU e a Caixa Econômica Federal, possui 484 casas, sendo que, 212 já estão ocupadas, outras 272 serão ocupadas nos próximos dias. Todas elas direcionadas as famílias que residem em áreas consideradas de risco pela Defesa Civil.

Durante a visita, o vereador ouviu diversas pessoas que aguardam ansiosamente a mudança, como por exemplo, a moradora Jéssica, que vive com a mãe há 18 anos em uma área de deslizamento, no Mineirão. Para ela, a expectativa é boa. “A mudança para esta casa vai gerar um grande diferencial na criação do meu filho recém nascido, pois ele terá o conforto que eu não tive”, conta. “Quando eu estava grávida de oito meses, acordei com uma cobra no meu quarto, choro quando me lembro”, relembra a jovem que não vê a hora de se mudar com a mãe para o Jardim Renascer.

A moradora Durvina de Fátima contou ao vereador que chegou a sonhar com a nova moradia. “Vivi aqui grande parte da minha vida, porém, sempre tive muita dificuldade para sair de casa, pois a minha idade, e meus problemas de saúde não permitem que eu suba os barrancos que dão acesso à rua. Quando soube da mudança chegava a sonhar com a nova casa”, disse a senhora Durvina, que também disse, que quando chove ela não dorme, pois morre de medo de tudo desabar.

Já no Jardim Nova Esperança, o senhor Raimundo Fernandes, está a dias empacotando a mudança. “Ganhei um sofá de um conhecido, e ele está ali pronto pra colocar no caminhão. Também já estou arrumando minhas plantinhas, sempre quis ter um quintal e vou levar todas as mudas para plantar na minha casa nova”, diz Raimundo, mostrando as plantas ao vereador.

Para um jovem do Bairro Jardim Baronesa, ele será um cidadão a partir do dia em que ele tiver um endereço, pois até então, ele encontrou muita dificuldade quando era questionado sobre comprovante de residência. “Hoje tenho emprego, mas antes até emprego eu tinha dificuldade de arrumar, e mesmo com emprego arrumado não consegui abrir conta em um banco. Quando eu estiver na minha casa vou ter um monte de benefícios que hoje eu não tenho, tornando-me um cidadão de verdade”, conta.

Para Helio Godoy, nada como ver a alegria estampada no rosto dessas pessoas, que aguardam os caminhões da prefeitura para poderem fazer suas mudanças para suas novas moradias. “A mudança para o Bairro Jardim Renascer, significa muito para estas pessoas que vivem em condições precárias, e somente estando nestes locais, conhecendo, e ouvindo o que eles têm a dizer, é que a gente tem uma noção do que eles vivem”, explica o vereador.

“Dentro da regularização fundiária existe a necessidade de acabarmos com as ocupações nas áreas de risco e a medida da retirada destas famílias para um Conjunto Habitacional é a melhor decisão tomada pelo governo, pois as moradias que estão nestas áreas não têm como ser regularizadas e sim urbanizadas”, diz o vereador e idealizador do Seminário que acontece no mês de setembro.

SEMINÁRIO

De acordo com Godoy, o seminário, que acontece no próximo dia 18 de setembro, na Câmara Municipal, tem como objetivo mostrar os diversos programas relacionados à habitação, tanto do Governo do Estado, como Federal e Municipal, apontando as principais dúvidas, e esclarecendo-as, com representantes dos programas, além da realização de debates sobre assuntos relacionados. Na ocasião, o vereador também pretende lançar a Cartilha “Como fazer a Cidade Legal”, um caderno, onde, demonstra todos os instrumentos jurídicos urbanísticos e ambientais para o pleno desenvolvimento dos municípios.

FOTOS - Jardim Baronesa - Vereador Godoy mostra mapa da nova moradia aos moradores

Assessoria de Imprensa do vereador Hélio Godoy