Dando prosseguimento às visitas dos secretários à Câmara, o secretário de Governo e Planejamento, Maurício Biazotto, acompanhou a recém nomeada secretária de Juventude, Edith Maria Garboggini Di Giorgi, à sessão desta quinta-feira (27). Biazotto destacou a recente ação da prefeitura que transferiu a responsabilidade do Conselho Municipal da Criança e Adolesceste (CMDCA) e Conselho Tutelar a pasta da Juventude.
O presidente da Casa, José Francisco Martinez, parabenizou o prefeito Vitor Lippi (PSDB), que, segundo ele, prestigiou uma funcionária pública municipal. “Agradeço por ter aceitado esse desafio”, disse.
Médica pediatra e advogada, Edith é funcionária de carreira da prefeitura há 11 anos, onde coordenou Centros de Saúde e foi diretora de área de Assistência e Educação em Saúde. É coordenadora do Programa Fazendo o Futuro e milita a mais de 10 anos nas causas da criança e do adolescente, sendo, desde 1998, integrante do CMDCA, conselho que dirigiu por um ano, até junho passado. Edith ainda é professora da Faculdade de Medicina da PUC, onde ministra aulas de Prática de Atenção em Saúde.
“Estou aqui para me colocar à disposição e também para solicitar que todos vocês me ajudem. Minha maneira de trabalhar sempre foi muito participativa. Nós temos coisas que nos separam, mas temos que trabalhar pelo que nos une: construir cidadãos melhores para Sorocaba. Acredito que compartilho este desejo com os senhores”, iniciou a secretária.
Edith informou que não devem ocorrer grandes rupturas no trabalho já desenvolvido pela secretaria. “Espero que eu consiga, junto com a sociedade, evoluir diante das causas”, disse.
Os vereadores parabenizaram a secretária e se colocaram à disposição para auxiliá-la no desenvolvimento dos projetos. Edith agradeceu os votos de confiança e disse estar à vontade na Casa, onde têm o apoio de todos.
Hélio Godoy (PSDB) e Luis Santos (PMN) lembraram que Sorocaba foi um dos primeiros municípios a criar a Secretaria da Juventude. Godoy pediu informações sobre o andamento do Nais (Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba), ambiente destinado a atender jovens de
Donizeti salientou que nos quatro primeiros anos do governo Lippi, foram implantadas muitas políticas públicas na área social, mas que “em alguns lugares o governo está deixando a desejar”, citando como exemplo o bairro Cajuru, onde existe uma área verde e um prédio abandonado que, para o vereador, poderiam abrigar projetos sociais. Donizeti lembrou os seis adolescentes do bairro mortos no início do ano pelo tráfico de drogas. “Nós estaremos apresentando as emendas necessárias ao orçamento. Convido a secretária a fazer uma visita ao Cajuru. Tenho falado a tanto tempo dos problemas de lá e não tenho encontrado ressonância”, cobrou.
E o vereador Anselmo Neto (PP) destacou a necessidade de parcerias com a Cultura e Esporte. “Não podemos conceber uma Secretaria da Juventude, sem a ligação das secretarias de Cultura e de Esporte. Que a secretária possa aprimorar estes laços que já existem”, disse.
Em resposta aos vereadores, a secretaria de Juventude disse que a criminalidade tem diminuído, mas que os índices ainda não satisfazem. Sobre o NAIS, afirmou que se trata de um espaço muito grande e que a intenção é utilizá-lo para outros jovens em estado de vulnerabilidade social, de maneira preventiva. Com relação ao Território Jovem disse que há intenção de ampliar o programa e se comprometeu a ir ao Cajuru com o vereador João Donizeti. Concluiu lembrando que cultura e esporte são importantes estratégias de inclusão social e que já iniciou as conversas com os secretários destas pastas para ampliar as parcerias com a Juventude.