25/08/2009 17h53
 

A medida visa preparar o Sistema de Saúde para uma eventual segunda onda de gripe

 

Um requerimento que questiona o Executivo sobre a possibilidade da contratação de mais médicos, em regime emergencial, para o sistema público municipal de saúde, foi aprovado nesta terça, 25, e segue para o Executivo. De autoria da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), o requerimento também pede informações sobre a quantidade de médicos que atuam no sistema público de saúde, além dos procedimentos adotados nas Unidades Pré-Hospitalares, para que sempre haja médicos de plantão, para atender pacientes com sintomas gripais.

 

Além dos médicos, questiona-se sobre a possibilidade da contratação emergencial de enfermeiras e auxiliares de enfermagem, especialmente para as UPHs da Zona Oeste e Norte, e para os Pronto-Atendimentos que necessitem. As medidas buscam preparar o sistema municipal de saúde contra uma eventual segunda onda de gripe suína.

 

Devido à Influenza A (H1N1), as unidades médicas da cidade passaram a ter uma grande procura. Diversos munícipes buscam, diariamente, a vereadora, pedindo uma solução para a demora nos atendimentos, especialmente após a Organização Mundial da Saúde pedir para a comunidade internacional se preparar para uma eventual segunda onda da gripe suína. Margaret Chan, diretora da OMS, afirmou, dia 21 de agosto, que não há certeza sobre a intensidade de uma segunda ou terceira onda de gripe suína, como ocorreu em outras pandemias.

 

“Sei que a Secretaria de Saúde de nosso município está trabalhando bastante para proteger os munícipes da gripe suína, informando sobre os procedimentos mais adequados para a prevenção. Mas precisamos preparar nosso sistema de saúde para atender de forma mais eficaz e rápida os munícipes que o procuram com sintomas gripais, bem como aqueles que o procuram com outros problemas, muitos dos quais pertencentes a grupos de risco da Influenza A”, afirma a vereadora. “Assim, se houver, de fato, uma segunda onda de gripe suína, estaremos mais preparados para combatê-la”, finaliza.

 

(Assessoria de Imprensa da vereadora Neusa Maldonado/PSDB)