24/08/2009 15h24

A criação de uma biblioteca itinerante em Sorocaba está sendo proposta pelo vereador Francisco França (PT) por intermédio de projeto de lei apresentado na Câmara Municipal. O projeto, que institui a Biblioteca Itinerante nos bairros, tem o objetivo de atender crianças, adolescentes e jovens que moram em regiões distantes.

“Sorocaba dispõe de uma única biblioteca pública e ela fica distante dos bairros carentes, sendo de difícil acesso para a população desses locais”, afirma Francisco França. “Nossa idéia é criar uma biblioteca itinerante que percorra todos os bairros do município, desenvolvendo nas crianças o hábito da leitura”, acrescenta.

Para Francisco França, estimular a leitura entre as crianças e adolescentes é uma forma de tirá-los das ruas, fazendo com que descubram um novo mundo. “O interesse pela leitura ajuda no desenvolvimento escolar da criança e faz com que ela também tenha mais interesse pela escola e seja mais assídua às aulas”, enfatiza o vereador.

Francisco França acredita que seu projeto preenche uma lacuna existente no campo do estímulo à leitura na cidade e acredita que terá boa aceitação: “O fato de muitas crianças não terem condições de comprar livros literários e até mesmo didáticos faz com que essa proposta venha ao encontro dos anseios da comunidade”.