21/08/2009 15h35

O Senado brasileiro nasceu a partir da Constituição Política do Império do Brasil, outorgada em março de 1.824. Muita coisa mudou de lá para cá e hoje alguns senadores não podem e nem merecem ser chamados de Digníssimos Senhores Representantes da Nação e muito menos de Augustos (de Augustus - dignidade majestática, sagrado, sublime), como eram tratados os primeiros cinqüenta integrantes da Casa.

Nos seus 185 anos de existência, nunca o Senado atravessou um período tão triste e degradante como o que se observa de alguns meses para cá. Por atos e omissões de boa parte dos seus membros, hoje o Senado joga no lixo a bandeira da ética, junto com os escrúpulos de consciência.

Por causa da extensa lista de irregularidades, que vão desde o comportamento antiético de grande parte dos senadores até um elenco interminável de imoralidades administrativas, é que o vereador José Crespo (DEM) está apresentando na Câmara uma moção de repúdio aos que maculam a imagem do Senado Federal.

Em sua moção, o vereador José Crespo relaciona cinqüenta atos contra a ética e de irregularidades diversas cometidas pelos senadores, entre aqueles já de conhecimento público, e considera que os fatos noticiados pela imprensa nos últimos meses envolvendo o Senado fogem totalmente dos padrões de normalidade e agridem a dignidade de todos os brasileiros que trabalham, produzem, são esfolados nos impostos que significam quatro meses de suor por ano e que acabam por financiar toda essa bandalheira promovida pelos que deveriam, mas não o fazem, honrar a confiança e o voto que os levaram até onde estão.

Crespo também lembra em sua proposição que, dos 81 senadores, 27 têm ocorrências na Justiça ou nos tribunais de conta, por crimes que vão desde desvio de verbas, formação de quadrilha, improbidade administrativa, compra de votos, utilização de caixa dois, abuso de poder econômico, falsidade ideológica, peculato, corrupção ativa e fraude tributária, entre outros horrores.

— Tudo isso nos mostra um quadro francamente desanimador, pois são os senadores que fazem as leis e assim se protegem uns aos outros e se não houver uma reforma política consistente nada vai mudar, já que a cada eleição para a Casa se renovam 2/3 dos seus membros e o terço que permanece ensina aos novatos tudo o que faz de errado, menciona o vereador Crespo em sua moção.