11/08/2009 12h00

A medida busca proteger grávidas contra Influenza A; pela sugestão, caso necessário, todas poderão ser licenciadas

A vereadora Neusa Maldonado (PSDB) propôs ao Executivo que mapeie, urgentemente, todo o setor do funcionalismo público, identificando quem são e onde estão as funcionárias grávidas, além da sugestão de licenciar as gestantes que trabalham na rede pública de saúde e educação, em caráter de excepcionalidade. Outra ação proposta é o desenvolvimento imediato de um plano estratégico que permita, caso necessário, licenciar todas as funcionárias públicas gestantes.

As propostas estão incorporadas a um requerimento onde a vereadora questiona o Executivo, sobre as medidas que estão sendo tomadas para o mapeamento do avanço da gripe suina em Sorocaba. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 2 bilhões de pessoas, ou um terço da humanidade, vão contrair a gripe até o final da pandemia. Em Sorocaba, duas pessoas morreram com os sintomas da doença.

“Precisamos tomar medidas protetivas que amparem as gestantes urgentemente. Os dados da OMS e do Ministério da Saúde, mostram que a gestante é muito susceptível à gripe suína, por causa da fragilidade do sistema imunológico. Em Sorocaba, os casos confirmados já somam ao todo 38, e são mais 27 suspeitos, o que mostra o avanço da doença”, afirma a vereadora. “As grávidas que trabalham na área da saúde e educação estão, naturalmente, mais expostas à contaminação com essa gripe, daí a urgência de afastá-las desse risco”, disse. “Precisamos saber ainda, quem são e onde estão as funcionárias grávidas de outras áreas, e desenvolver um plano que permita, caso necessário, licenciá-las também”, finaliza.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado dia 04 de agosto pelo Ministério da Saúde, as mulheres gestantes compõe 40% dos óbitos do grupo de risco da Influenza A (H1N1), por causa da Síndrome Respiratória Aguda Grave. São considerados pertencentes ao grupo de risco, além das gestantes, menores de 2 anos de idade e maiores de 60, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos.

Segundo pronunciamento do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, feito hoje, 77% dos casos de gripe no Brasil, são gripe suína. Em São Paulo, o índice pode chegar a 90%. Temporão afirmou ainda, que o número de óbitos no Brasil de pessoas contamindas com o Influenza A, chega a 192, onde 14,5% são de gestantes.

(Assessoria de Comunicação da vereadora Neusa Maldonado/PSDB)