04/08/2009 12h00

A vereadora Neusa Maldonado (PSDB) compareceu ao evento de abertura das comemorações do 355° aniversário de Sorocaba, tradicionalmente iniciado no Pelourinho, marco histórico da cidade, no bairro Itavuvu. O jornalista e historiador Sérgio Coelho, abrindo o evento, fez uma abordagem da história de Sorocaba, sua relação com os índios, os imigrantes, e o desenvolvimento atual.

Para Sérgio Coelho, o sorocabano resulta da mistura de raças. “Primeiro, foram os índios guaianazes, incontestes habitantes deste solo. Depois, vieram os colonizadores portugueses, os espanhóis, e os escravos negros. Mais tarde, os suecos e alemães conheceram esta terra, e, finalmente, os  italianos e os povos orientais aqui se estabeleceram”, narrou o historiador. Para ele, se Sorocaba partiu de Itavuvu, o crescimento da cidade passará por esse bairro. “É por Itavuvu que Sorocaba deve caminhar no futuro”, disse.

A vereadora, descendente de espanhóis, se emocionou com a narrativa. “Faço parte dessa história fantástica. Vamos trabalhar para que Sorocaba cresça ainda mais, e continue abrigando em seu seio, as diversas ‘raças’ que aqui vivem e se mesclam”, disse.

(Assessoria de Imprensa da vereadora Neusa Maldonado/PSDB)