28/07/2009 12h00

Já se encontra em vigor a lei nº 8.823, nascida de um projeto do vereador José Crespo (DEM) e que institui a obrigatoriedade do ensino e interpretação do hino, do brasão e da bandeira de Sorocaba aos alunos da rede municipal e municipalizada de ensino.

De acordo com a lei, as bandeiras nacional, paulista e de Sorocaba deverão ser hasteadas na fachada das escolas, em todos os dias letivos e por uma comissão de representante de alunos de cada classe, escolhidos pelos colegas.

O vereador José Crespo justificou a apresentação do seu projeto, agora transformado em lei, dizendo que, “infelizmente, e isso não acontece apenas em Sorocaba, grande parte da população de uma cidade desconhece os símbolos cívicos do seu Município, muitas vezes até por falta de interesse nesse sentido do próprio poder público. Uma cidade torna-se forte e respeitada quando seu povo conhece, entende, divulga e defende seus princípios e valores, representados pelos símbolos municipais”.

— O hino, o brasão e a bandeira de uma cidade são figuras simbólicas, insígnias que representam a identidade do Município, sua evolução política, econômica e administrativa, bem como os costumes, tradições, arte e religião do seu povo — enfim, são a representatividade de cada Município aplicada em suas formas, peças, ornamentos e símbolos, acrescenta o vereador.

Na argumentação do vereador, “assim como as logomarcas das empresas, os símbolos pátrios representam o povo, sua cultura e costumes. Para que se mantenham vivos na mente do cidadão, é necessário cultuá-los e difundi-los, para que a atualização da identidade cidadã aconteça por meio da adequação da legislação e também pelo exercício da responsabilidade que todos temos, enquanto cidadãos sorocabanos, de transmitir a herança de nossos valores para as gerações futuras. O conceito e o exercício de cidadania também são aprendizados importantes, pois a formação de uma criança ou de um adulto envolve o amor e a defesa da cultura de sua terra e a luta pela qualidade de vida do seu povo”.

(Assessoria do vereador José Crespo/DEM)