24/07/2009 12h00

A falta de vagas em creches é um problema nacional e alguns bairros de Sorocaba não fogem a regra. O vereador Carlos Cezar (PTB) está solicitando ao Executivo, através de requerimento, a construção de uma nova unidade na Vila Sabiá, ou, ao menos, a ampliação da creche local.

O vereador lembra que quanto mais carente e periférico o bairro, maior a demanda por vagas em creches. Grande parte da mão-de-obra feminina do comércio, indústria e serviços se encontram nestes locais. Além das trabalhadoras domésticas.

Com a falta de vagas, as mães são obrigadas a se deslocarem para outras creches, muitas vezes, distantes. “A Vila Sabiá se encaixa perfeitamente neste quadro. Para identificar a realidade, não precisamos de levantamento ou estatísticas, é só verificar, nas primeiras horas da manhã, os pontos dos ônibus do bairro”, constata Carlos Cezar.

A demanda por creche cresce a cada censo escolar realizado pelo Ministério da Educação. Atualmente há 1,4 milhões de crianças em creches no País; cerca de 500 mil nos berçários particulares e a maior parte em estabelecimentos públicos.

“Uma das principais políticas públicas de valorização da mãe trabalhadora é oferecer vagas em creches para seus filhos. Acreditamos que é o ponto de partida; haja vista a quantidade de reivindicações sobre o assunto que chegam até nos”, justifica o vereador.

Segundo dados do IBGE, em 2003, 28,8% das famílias brasileiras eram chefiadas por mulheres; índice que cresceu 23% nos dez anos anteriores.