21/07/2009 12h00

O Festival Beneficente da Colônia Japonesa, realizado no último final de semana no Parque Kasato Maru, no Campolim, pode tornar-se um evento do calendário oficial de Sorocaba. É o que está propondo o vereador Moko Yabiku (PSDB), mediante projeto de lei protocolado na Câmara Municipal. Organizado pela União Cultural Esportiva Nipo-Brasileira, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o festival contou com apresentações musicais e de dança, lutas marciais, karaokê e culinária típica, reunindo mais 20 mil pessoas.

“Além de ser um reconhecimento à contribuição da comunidade japonesa para o desenvolvimento do Estado e do país, o evento se destina a arrecadar recursos para várias entidades beneficentes do município”, afirma Moko Yabiku, reiterando que várias instituições já foram beneficiadas com essa primeira edição do festival. Em seu projeto de lei, o vereador tucano institui o Festival Beneficente da Cultura Japonesa a ser realizado, anualmente, na terceira semana do mês de julho. O local do evento será a Praça Kasato Maru, na Avenida Antonio Carlos Comitre.

A praça é uma homenagem ao navio Kasato Maru, que trouxe para o Brasil o primeiro grupo oficial de imigrantes japoneses, em 1908. A viagem durou 52 dias, entre Kobe, no Japão, e o Porto de Santos. A maioria dos 781 imigrantes, pertencentes a 165 famílias, lançaram raízes no Estado de São Paulo, trabalhando nas plantações de café.

(Foto: Agnaldo Pereira//Câmara Municipal de Sorocaba)