17/07/2009 12h00

Foi sancionada a lei que assegura o Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido em Sorocaba. Com verba orçamentária própria, está garantida a execussão do Programa, que dá assistência integral à saúde, incluindo o pré-natal, o parto e o pós-parto à gestante e ao recém-nascido, promovendo acesso facilitado à rede pública de saúde, garantindo uma maior prevenção de doenças e consequente diminuição do índice de mortalidade infantil na cidade.

A lei decorre de um projeto de autoria da vereadora Neusa Maldonado (PSDB), e garante, à gestante, vaga nos hospitais públicos municipais e hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde, além da distribuição gratuita de medicamentos prescritos durante seu eventual tratamento ou do bebê, que poderá durar até um ano após o parto.

“É uma vitória para nós, mulheres, que poderemos contar agora, mais do que nunca, com a garantia de que teremos nossa saúde e a de nossos bebês assegurada. Essa lei é uma contribuição efetiva ao combate à mortalidade infantil na cidade, que já demonstrou ter vocação para cuidar de mães e filhos”, afirmou a vereadora, única mulher na atual composição da Câmara.

Um dos pontos altos do Programa é a garantia de que a mãe vai participar das campanhas de vacinação promovidas pela rede pública de saúde, além de cumprir todas as normas médicas estipuladas no tratamento. Essas são algumas das obrigações assumidas pela mulher que quiser participar do Programa  de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido. A lei foi aprovada no dia 6 de julho, sob o nº 8.799.

“Estar sensível às questões relativas à saúde é fundamental. Vimos trabalhando para melhorar essa área dia após dia, e essa é mais uma conquista importante. Temos que trabalhar, agora, para aumentar a quantidade de leite no Banco de Leite de Sorocaba. Esse é um problema que me preocupa bastante”, conclui a vereadora, que continua seu trabalho em pleno recesso parlamentar. Ela visitou hoje a Policlínica, onde participou de uma reunião para encontrar soluções para a baixa quantidade de leite no estoque do Banco.

(Assessoria de Imprensa da Vereadora Neusa Maldonado)