16/07/2009 12h00

O acompanhamento das obras a serem realizadas no aeroporto de Sorocaba será feito de perto pela comissão de vereadores, presidida pela vereadora Neusa Maldonado (PSDB). A comissão foi constituida em maio, e já enviou ao Executivo um requerimento, de autoria da vereadora, pedindo esclarecimentos sobre como será utilizada a verba destinada à ampliação do aeroporto, uma soma de R$ 2,8 milhões, liberada pelo Governo Federal.

Além da geração de novos empregos na cidade, em um momento economicamente delicado, a ampliação do aeroporto permitirá a Sorocaba, caso necessário, receber parte do tráfego aéreo de aviões particulares de São Paulo. Dados do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) apontam que, só no primeiro trimestre deste ano, foram registrados 3. 500 pousos e decolagens ao mês, totalizando 14 mil operações.

“O aeroporto de Sorocaba é um dos maiores do interior paulista em números de decolagens e aterrisagens, e pode ser um dos melhores do Brasil. Um trabalho bem feito nos permitirá operar mais voos e contribuir com a ampliação do potencial aeroviário do estado”, afirma a vereadora.

Algumas mudanças, como construção de anexo operacional e pavimentação da pista de acessos e rolamento, são tidas como necessárias para que o Aeroporto Estadual de Sorocaba “Bertram Luiz Leupolz” tenha o desempenho esperado. Mas as respostas sobre a efetiva utilização do dinheiro ainda não foram emitidas pelo Executivo, que deve respondê-las em breve.

A comissão também é composta pelos vereadores Anselmo Rolim Neto (PP), Rozendo de Oliveira (PV)  e Hélio Godoy (PSDB).

Foto: Vereadora Nesa Maldonado preside comissão que acompanha obras do aeroporto

(Texto: Assessoria Gabinete / Foto: Agnaldo Pereira - AI Câmara)