Além dos projetos que colocam Sorocaba mais próximo do certificado de Município Verde, os vereadores também aprovaram a construção de novas escolas no município
Nove projetos de lei de autoria do Executivo foram aprovados pela Câmara Municipal de Sorocaba, em sessões extraordinárias, na tarde de terça-feira, 14. Entre os projetos aprovados, três tratam de questões ambientais e visam qualificar Sorocaba para receber o certificado de Município Verde, concedido pelo governo do Estado.
Foi aprovado, sem emenda, projeto de lei que dispõe sobre a avaliação da emissão de gases de escapamentos de veículos e máquinas movidas a óleo diesel. Com a aprovação do projeto, tanto a frota de veículos a diesel do poder público municipal quanto as frotas das empresas de transporte de cargas e passageiros que atuam sob concessão do poder público terão de fazer, semestralmente, testes de opacidade, com o objetivo de prevenir a poluição atmosférica. Com emendas, também foi aprovado o projeto que dispõe sobre o uso de madeira legal em obras de construção civil, intensificando a fiscalização para evitar o uso de madeira protegida por lei.
Ainda na área ambiental, foi aprovado o projeto que instituiu o calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, com emenda do vereador Izídio de Brito (PT), que institui o Dia da Mata Atlântica, em 27 de maio. As demais datas do calendário ambiental aprovado são: Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos (11 de janeiro); Dia Mundial da Água e Dia do Rio Sorocaba (22 de março); Dia do Planeta Terra (22 de abril); Dia do Pau-Brasil (3 de maio); Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho); Dia do Combate à Poluição (14 de agosto); Dia do Cerrado (11 de setembro); Dia da Árvore (21 de setembro) e Dia Nacional do Lobo Guará (12 de outubro). O calendário ambiental é completado pela Semana Cidade Superlimpa (última semana de setembro) e semana de Proteção aos Animais (
Novas escolas — A Câmara Municipal aprovou, com emenda, projeto do Executivo que autoriza o município a celebrar convênio com o governo do Estado, com o objetivo de desenvolver programas na área educacional, por intermédio da Secretaria Estadual de Educação e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Esse projeto vai possibilitar a construçao de cinco novas escolas no município, beneficiando as regiões do Éden, Ipanema Ville, Santa Esmeralda, Jardim Montreal, Jardim Tropical, Santa Bárbara e região da Vila Barão. Uma das escolas destina-se a alunos de 1ª a 4ª série e as outras quatro são destinadas a alunos de 5ª a 8ª séries.