08/07/2009 12h00

Atendendo a uma das deliberações da audiência pública que debateu o Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, no último dia 2/7, na Câmara Municipal de Sorocaba, o vereador Izídio de Brito Correia e o deputado estadual Hamilton Pereira, ambos do PT, entregaram ao prefeito Vitor Lippi, na última segunda-feira (6/7), cópia do Projeto de Lei ?196/2009. O Projeto foi objeto de debate durante audiência que reuniu cerca de 150 pessoas entre representantes de onze cooperativas de reciclagem, cinco prefeituras, três câmaras de vereadores e cerca de dez entidades entre sindicatos, Ciesp, OAB, associações de moradores e entidades religiosas.
 
O Programa propõe, entre outras coisas, a promoção da organização dos catadores em cooperativas, programas educativos e de conscientização, além da formalização da relação entre as cooperativas e o Poder Público. Segundo o Projeto, as cooperativas passariam a ser remuneradas pelo serviço que prestam à sociedade.
 
Dados apresentados pelo vereador demonstram que a Prefeitura de Sorocaba gasta, atualmente, R$14.237.488,80, ao ano, com coleta e destinação dos resíduos domiciliares. Segundo o vereador, levando-se em consideração que 1/3 dos resíduos coletados são recicláveis, o Programa viabilizaria a seleção de 46.080 toneladas de materiais reaproveitáveis, beneficiando as cooperativas com uma remuneração de R$4.758.220,80.
 
O prefeito afirmou que a luta pela coleta e pelos catadores é sem volta e se comprometeu a ler o Projeto e dar um parecer em breve.

 

Assessoria do Gabinete