07/07/2009 12h00

O reitor da Uniso (Universidade de Sorocaba), Aldo Vannucchi, esteve na Câmara nesta terça-feira (7), para apresentar o balanço social de 2008 da universidade. Cada vereador recebeu um exemplar do relatório que contém os projetos desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além dos convênios, destaques e publicações da universidade. Vannucchi utilizou a Tribuna Popular pelos 10 minutos regimentais.

A Uniso possui atualmente 36 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação latu sensu e stricto sensu, sendo três mestrados e um doutorado; “o primeiro aberto na região de Sorocaba”, como lembrou o reitor. “Não existe universidade se não houver a prática da pesquisa, algumas apoiadas pelo governo outras por agências de fomento e outras pela própria universidade, além da iniciação científica dos alunos, que já começa no colégio Dom Aguire”, explicou Vannucchi.

Analfabetismo zero

Aproveitando a oportunidade, o reitor abordou um assunto em pauta na sessão: o combate ao analfabetismo. “Esperamos muito dessa Câmara Municipal, falta pouco para Sorocaba ser a cidade do analfabetismo zero. Temos 600 mil habitantes e a quantidade de analfabetos não chega a 17 mil. Se juntarmos o trabalhos da Prefeitura com o da Uniso e de outras instituições como igrejas, podemos acabar com o analfabetismo em dois ou três anos. É preciso ir onde está o analfabeto para liquidar com o problema”, afirmou o reitor.

Desde 1998, a Uniso lançou o projeto Sorocaba sem Analfabeto. Hoje desenvolve o EJA (Educação para Jovens e Adultos). A Prefeitura possui o Alfa Vida, outro projeto de alfabetização adulta. Aldo Vannucchi informou que 3467 pessoas já foram alfabetizadas pela Uniso. “O ensino vai até a quarta série. Não é só ensinar a assinar o nome, é preciso fazer do cidadão, um cidadão. Mesmo que não tenha escolaridade alta, todos merecem respeito”, disse.

O reitor destacou ainda o trabalho da Universidade da Terceira Idade - hoje com 1500 alunos - onde a Uniso oferece oportunidade para que os maiores de 60 anos façam cursos de graduação ou extensão no campus Seminário.

Foto: Reitor da Uniso, Aldo Vannucchi, utiliza Tribuna Popular (Agnaldo Pereira/AI Câmara)