Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira (7), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para
Ao texto original, foram propostas duas emendas na área de educação, ambas de autoria do vereador Crespo, sendo que a emenda aditiva nº 2, sobre o aumento gradativo das escolas municipais que oferecem ensino fundamental integral, não prosperou.
Os vereadores aprovaram o parecer da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias que indicou que a emenda deve ser aprovada no PPA. “Apesar da importância do tema, o momento de sua priorização não cabe à Lei de Diretrizes Orçamentárias. É no Plano Plurianual (PPA) o momento adequado para sua propositura considerando-se que ela é uma lei básica permanente”, relata o parecer da comissão, assinado pelo presidente, Hélio Godoy (PSDB), e pelo vereador Carlos César (PTB).
“Nenhuma cidade do tamanho de Sorocaba vai conseguir acabar com problemas sociais em um ano, mas a priorização é algo essencial”, destacou Crespo. “De todas as demandas a educação é a mãe e não podem faltar investimentos”, afirmou o autor das emendas que defendeu a aprovação das duas emendas. O autor lembrou que a LDO estabelece apenas as diretrizes para o orçamento, não apresentando números e que por este motivo as duas emendas apresentadas poderiam ser aprovadas.
O líder do governo na Casa, Paulo Mendes (PSDB), disse que o aumento das escolas com ensino em período integral é um problema de médio prazo, sendo assim, o assunto é mais adequado para ser tratado no PPA, que será votado em agosto.
LDO - As diretrizes orçamentárias incluem os órgãos e entidades da administração direta e indireta. O projeto aprovado pela Câmara contém demonstrativos com as metas anuais, avaliação e comparações com exercícios anteriores, evolução do patrimônio, estimativa e compensação de despesas, entre outros itens. Com a aprovação da LDO, o próximo passo é a elaboração e aprovação do orçamento para 2010.
Foto: Vereador Paulo Mendes, líder do governo na Casa, faz a leitura inicial da Bíblia na sessão de votação da LDO (Agnaldo Pereira/Câmara Municipal de Sorocaba)