06/07/2009 12h00

O presidente da Câmara, José Francisco Martinez, está requerendo a instalação de um centro de referência destinado ao cuidado dos idosos de Sorocaba. O objetivo é criar um local onde eles possam passar o dia, retornando à casa da família à noite. O centro deverá oferecer transporte, alimentação, atendimento médico e atividades de lazer.

“As vantagens beneficiam a família como um todo, que pode contar com um espaço adequado para levar o idoso durante o dia, período no qual ele recebe atendimento especializado ao lado de pessoas de sua idade, desenvolve atividades recreativas, lúdicas e terapêuticas. À noite, ele retorna ao convívio familiar”, explica Martinez.

Projetos destinados à assistência de idosos jê é realidade em diversas cidades, inclusive em municípios da região, como o Centro de Convivência Dia em Itu. Em seu requerimento, Martinez cita outros projetos de referência como a Casa do Sol, de Santos, o Centro de Atendimento ao Idoso “José Carreira” de Jundiaí e a Creche Municipal Idosos Conviver.

“Nos moldes dos projetos ilustrados neste requerimento, a atual administração tem projeto para oferecer este serviço aos idosos de Sorocaba? Casa não exista, há interesse na atual administração em implantar projeto semelhante?”, questiona.

A população de idosos no mundo está cada vez maior. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta “O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante”, destaca o presidente.

Segundo a fundação SEADE, atualmente, 10% da população sorocabana tem mais de 60 anos de idade e apresenta um índice de envelhecimento da ordem de 45,84. Inovando no atendimento ao idoso, estes centros prestam serviço semelhante a uma creche, com objetivo de oferecer melhor qualidade de vida ao idoso”, conclui Martinez.

Exemplos para Sorocaba

Nas amplas instalações do Morro da Nova Cintra em Santos, os idosos podem ficar das 7 às 19 horas, período em que recebem quatro refeições - café-da-manhã, almoço, lanche e jantar - e participam de atividades sociais, culturais e de lazer desenvolvidas em grupo, como jogos, cursos e passeios monitorados pela cidade. No Centro de Convivência Dia em Itu, os idosos entram às 7h e saem às 18h. “Há uma perfeita harmonia entre o convívio coletivo durante o dia e o familiar, durante a noite”, afirma o presidente.

Nestes projetos, os idosos têm a disposição enfermeiros e atendimento médico, odontológico, psicológico e fisioterapêutico. Através de parcerias com Universidades, parte dos atendimentos é desenvolvida por alunos voluntários. Também são firmadas parcerias entre Prefeitura e empresas para o transporte dos idosos sem condições de locomoção.