03/07/2009 12h00

Foi aprovado na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (02), uma comissão de vereadores, proposta pelo vereador Hélio Godoy (PSDB) que tem por objetivo realizar estudos e acompanhamento sobre a questão da Acessibilidade no município, identificando os atuais problemas que as pessoas portadoras de deficiência física enfrentam na cidade.

Segundo Godoy, Sorocaba, ainda hoje, não se adaptou às exigências legais que permitem o pleno acesso das pessoas portadoras de alguma deficiência, ou com mobilidade reduzida, aos equipamentos urbanos e, para que essas pessoas possam exercer seus direitos e fortalecerem sua participação como cidadãos, precisam ter acesso aos equipamentos urbanos em igualdade de condições com àqueles que não sofrem dificuldades decorrentes de sua condição física.

O governo do estado tem contemplado, com próteses e unidades de atendimento com serviços especializados, cidades com demanda muito inferior à Sorocaba, como Campinas, com apenas 30 pacientes na fila de espera do SUS, a Grande São Paulo com 16 pacientes e São José do Rio Preto com 111 pacientes.

Sorocaba, que possui cerca de mil pessoas na fila do SUS, com fila de espera de até 5 anos, segundo levantamentos recentes, não foi incluída pela Secretaria de Estado pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Lista de atendimento da rede Lucy Montoro, que prevê a instalação de seis unidades fixas de reabilitação no interior do Estado de São Paulo.

Na última semana, o vereador de Sorocaba esteve em audiência com o Secretário de Governo do Estado, Dr. Aloysio Nunes Ferreira, reivindicando a inclusão de Sorocaba e informando os números da demanda do município e da região.

“É o momento oportuno para a constituição de uma Comissão Especial de Estudos a fim de realizar levantamentos técnicos sobre a acessibilidade dos deficientes físicos nos equipamentos urbanos, desde a escola pública, a particular, os transportes e meios de comunicação da cidade, além da disponibilidade de avaliações médicas, bem como oferta de aparelhos de órteses, próteses, cadeiras de rodas entre outros itens que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiências físicas ou com mobilidade reduzida. E, também, a possibilidade de Sorocaba, cidade pólo, que ainda não foi contemplada, receber uma unidade fixa da Rede de Reabilitação Instituto Lucy Montoro, especialmente considerando que a rede receberá do Governo do Estado, investimentos na ordem de 52 milhões de reais”, conclui Godoy.

Segundo dados da própria secretaria estadual, cerca de 10% da população têm algum tipo de deficiência física, sendo necessário apoio para a reabilitação e melhor acessibilidade aos equipamentos públicos.

A nova comissão será formada pelos vereadores Hélio Godoy, que presidirá a mesma, Rozendo de Oliveira (PV) e Gervino Gonçalves (PR), o Cláudio do Sorocaba I.

Foto: Vereador Godoy entrega ofício ao secretário Aloysio Nunes

Assessoria Gabinete