02/07/2009 12h00

A Semana do Livro e dos Escritores em Sorocaba, cuja lei que a institui foi aprovada este ano, acontecerá juntamente com a Semana do Escritor, já em sua 5º edição. Conforme se definiu em reunião entre a vereadora Neusa Maldonado (PSDB), autora do projeto que cria a Lei, e o grupo “Há Gente de Comunicação”, que organiza a Semana do Escritor este ano, os dois eventos ocorrerão simultânemante e no mesmo espaço.

O evento ocorrerá anualmente, como forma de estimular e divulgar novos autores. A Semana deverá ser coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, que contará com uma verba própria para o evento à partir do ano que vem, quando o valor, ainda por ser definido, constará na previsão de orçamento.

“Anualmente, vemos uma grande quantidade de escritores surgir em nossa cidade, mas esbarrar na burocracia e falta de incentivo na hora de publicar suas obras", afirma a vereadora. “Agora, criamos uma ferramenta de divulgação que vai atrair público para apresentação do material literário produzido por nosso escritores”, avalia.

Alguns dos objetivos da Semana serão o intercâmbio literário entre escritores; a criação de contato entre escritores e editoras; a ralização de debates, seminários e fóruns sobre a cultura e literatura regional, a divulgação da vida e obra de autores reginais, e a exposição e comercialização de livros.

“A Lei promove um incentivo à literatura como caminho para a participação do indivíduo no desenvolvimento econômico e social e na construção da cidadania”, conclui a vereadora.

A Semana do Livro e dos Escritores refere-se ao projeto de Lei nº 8.746, promulgada pelo prefeito Vítor Lippi no dia 21 de maio de 2009. Neste ano, ela ocorrerá entre os dias 21 e 25 de julho (data em que se realizará a Semana do Escritor), ainda sem verba pública.

Assessoria do Gabinete