02/07/2009 12h00

A afirmação é do vereador Benedito Oleriano, que vê na Lei da Grafitagem, de sua autoria, uma forma de combater as pichações na cidade

Criada com o objetivo de combater a pichação de prédios e muros, entre outros equipamentos urbanos, a Lei 7.824, de 23 de junho de 2006, precisa ser posta em prática. Quem faz essa avaliação é o próprio autor da referida lei, o vereador Benedito Oleriano (PMN). “Essa lei de minha autoria acaba de completar três anos, mas até agora não saiu do papel”, lamenta o vereador, que, mediante requerimento aprovado no plenário da Casa, solicita ao prefeito Vitor Lippi (PSDB) informações sobre a implementação da lei.

De acordo com a Lei de Incentivo à Grafitagem Paisagística, a Prefeitura está autorizada a contratar grafiteiros ou equipes de grafitagem para realizarem desenhos em prédios públicos, pontes e viadutos. Podem participar do programa grafiteiros residentes no município há mais de três anos, cabendo ao município fazer a escolha dos desenhos a serem grafitados.

Ao defender seu requerimento no plenário da Câmara Municipal, Benedito Oleriano apresentou um vídeo com imagens de pichações em vários pontos da cidade. Para o vereador, “a pichação está tomando conta de novo de Sorocaba” e, segundo ele, a forma inteligente de combater esse tipo de depredação do espaço urbano é canalizar a criatividade dos pichadores para a grafitagem paisagística.