02/07/2009 12h00

Iniciativa é do vereador Geraldo Reis, que vai agendar audiência com o prefeito para tratar da criação do parque no local

Tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo, o Casarão de Brigadeiro Tobias passa por um processo de restauração. Com o objetivo de acompanhar o andamento das obras, o vereador Geraldo Reis (PV) idealizou uma comissão de representantes da comunidade, intitulada “Amigos do Casarão”. Segundo o vereador, a comissão vai agendar reunião com o prefeito Vitor Lippi (PSDB) com o objetivo de tratar da criação do parque em torno do monumento.

Localizado na Rua José Satir, no bairro homônimo, o Casarão de Brigadeiro Tobias está sendo restaurado por intermédio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a empresa Viaoeste. Responsável pela administração de 168 quilometros de rodovias no Estado, mediante concessão do poder público, a Viaoeste se comprometeu a restaurar o Casarão como forma de compensar o impacto ambiental causado pela construção do contorno viário do bairro.

“Já nos reunimos com representantes da Viaoeste e eles nos informaram que o processo de restauração está em sua última etapa”, adianta Geraldo Reis. “A restauração do Casarão de Brigadeiro Tobias é uma das prioridades do prefeito Vitor Lippi. Por isso, creio que, em breve, essa obra estará concluída e o museu será reaberto para visitação”, sustenta o vereador, lembrando que o prédio é um monumento histórico da Revolução Liberal de 1842 e do tropeirismo.

Amor e revolução — O Casarão de Brigadeiro Tobias foi construído no início do século XIX. O prédio, antes de ser desativado para a restauração, abrigava as atividades do Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo. Presidente da antiga Província de São Paulo por duas vezes e fundador da Polícia Militar do Estado, Rafael Tobias de Aguiar (1794-1857), o Brigadeiro Tobias, foi administrador do Registro de Animais de Sorocaba e tesoureiro da Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema.

O sorocabano Brigadeiro Tobias também foi um dos líderes da Revolução Liberal de 1842, logo depois que o jovem imperador Dom Pedro II assumiu o trono e seu reinado passou a ser dominado pelos conservadores. Assumindo o comando da Revolução Liberal, o Brigadeiro Tobias foi aclamado pelos rebeldes como presidente de São Paulo e a cidade de Sorocaba foi declarada a capital da Província rebelada. O brigadeiro aproveitou para se casar com a Marquesa de Santos, que fora amante de Dom Pedro I e com quem já tivera filhos. A Revolução Liberal foi debelada por Caxias em agosto de 1842 e os revolucionários foram anistiados pelo imperador em 1844.