Moradores do Santo André II, na área do Cooperteto, estiveram na Câmara Municipal nesta terça-feira (30), pedindo apoio dos vereadores para a legalização do bairro. O presidente do legislativo, vereador José Francisco Martinez (PSDB), solicitou ao vereador Hélio Godoy (PSDB), presidente da comissão de vereadores, que é composta por cinco partidos, que trata da questão de Habitação e Regularização Fundiária no município, para que solicitasse uma audiência com o Secretário de Governo, a fim de encaminhar esta questão.
O vereador Godoy realizou uma audiência com o Secretário Maurício Biazotto Corte e com o vice-prefeito José Ailton, juntamente com a comissão composta pelos vereadores Izídio de Brito (PT), Anselmo Neto (PP) e Cel. Rozendo (PV) e mais cinco moradores do bairro Santo André II, para discutir a questão onde a maior preocupação dos moradores é com a ação na justiça impetrada pela proprietária da área, de 12 mil metros quadrados e onde residem 370 famílias, a empresa Ramires Diesel.
Outra preocupação dos moradores é com a implantação da Avenida Ulisses Guimarães no local onde cerca de 50 famílias deverão ser reassentadas para que as obras possam ser realizadas.
Ficou definida, para a próxima sexta-feira (03), às 10h, uma reunião entre a comissão de moradores, a comissão de vereadores e as Secretarias de Habitação, Cidadania e Negócios Jurídicos para que possam debater e avaliar as providências visando à regularização fundiária do bairro.
Segundo o vereador Godoy, a legislação já existe tanto
“Nos últimos quatro anos foram identificados 64 núcleos ou bairros com problemas de documentação no município, sendo que as áreas públicas já estão totalmente identificadas e deverão ser legalizadas pela prefeitura, conforme prevê a legislação, no entanto, as áreas particulares, principalmente as que estão com ações na justiça pelos proprietários, terão a “intermediação” do Poder Público nesta questão, principalmente antes da efetiva reintegração de posse, conforme ocorrido recentemente no Bairro Cruz de Ferro, visando sempre a questão social de preservar os direitos das famílias ocupantes da área há mais de cinco anos”, conclui Godoy.
Foto: Vereadores acompanham moradores em manifestação no Paço por regularização de área
(Texto e foto: assessoria do vereador Hélio Godoy)