29/06/2009 12h00

Carlos Cezar quer que transporte coletivo veicule informações de prevenção e combate à pedofilia

Todos os meios de transporte coletivo de Sorocaba podem vir a se engajar na luta contra a pedofilia. É o que propõe o vereador Carlos Cezar, líder do PTB na Câmara Municipal, por intermédio de projeto de lei apresentado na Casa que obriga os meios de transporte coletivo do município a colocarem placas ou cartazes com informações de prevenção e combate à pedofilia.

“Nessas placas ou cartazes deve constar o Disque 100, que é o número para denúncias sobre casos de pedofilia. Esse número é praticamente desconhecido pela população”, salienta Carlos Cezar. De acordo com o projeto de lei, as mensagens de prevenção e combate à pedofilia devem ser expostas de modo legível em local de ampla visualização.

“Dados da CPI da Pedofilia, instaurada no Senado Federal, mostram que o Brasil lidera o ranking de países com maior incidência de crimes de pedofilia na Internet. Além disso, o país é o terceiro colocado em número de abusos sexuais contra menores. É preciso tomar medidas para coibir essa verdadeira tragédia contra nossas crianças e adolescentes”, indigna-se Carlos Cezar.

Em palestra na CPI da Pedofilia, a psicóloga Lucia Willians, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, mostrou estudo que atesta ser o abuso sexual contra a criança o delito menos denunciado no mundo. “Isso decorre, segundo a pesquisadora, porque grande parte dos casos de abuso são perpetrados por pessoas da própria família da criança, que, por terem ascendência sobre ela, impedem que o caso venha à tona”, explica Carlos Cezar.

Segundo as estimativas, cerca de 90% dos casos de pedofilia não são notificados. Para Carlos Cezar, seu projeto de lei, que prevê a ampla divulgação do Disque 100, pode ser uma “forte ferramenta” no combate à pedofilia: “Nossa prioridade é informar à população em geral que a pedofilia existe, é um crime e precisa ser denunciado e punido”.