Vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba visitaram, na manhã desta quinta-feira, um santuário do Projeto dos Grandes Primatas, localizado na região do Éden. Criado e mantido pelo microbiólogo Pedro Ynterian, o santuário de primatas integra o Great Ape Project (Projeto dos Grandes Primatas), um movimento internacional criado em 1994, com o objetivo de garantir a vida a e liberdade de chimpanzés, gorilas, orangotangos e bonobos, os parentes mais próximos do homem no mundo animal, com 99,4% de seu código genético idêntico ao do homem.
Localizado numa área verde da região do Éden, o santuário de primatas é o maior dos quatro santuários do gênero existentes no Brasil. Ele conta com 23 alqueires e recebe animais vítimas de maus-tratos em circos e zoológicos, além de apreendidos pela polícia com traficantes de animais. Uma sensação do santuário é o bebê Sofia, que foi abandonado pela mãe e tem de ser criada como um bebê humano.
O presidente da Câmara Municipal, vereador José Francisco Martinez, liderou a comitiva do Legislativo, que contou com a presença dos vereadores Anselmo Neto, Geraldo Reis, Irineu Toledo, João Donizete, Luis Santos, Neusa Maldonado e Rozendo de Oliveira. A visita foi agendada pela ex-vereadora e professora Tânia Bacelli. Os vereadores conheceram todas as instalações do santuário, que conta com 48 primatas, além de algumas espécies de aves, como araras. Nos quatro santuários existentes no Brasil — três no Estado de São Paulo e um no Paraná — vivem mais de 75 primatas.
O fundador do santuário de primatas de Sorocaba e presidente internacional do Projeto Gap, o microbiólogo Pedro Ynterian, explica que o Projeto Gap tem o objetivo de mudar a mentalidade das pessoas em relação aos primatas. A meta é libertar todos eles do cativeiro do circo e mesmo dos zoológicos, onde também vivem situações de intenso estresse.
Ao final da visita, os vereadores Rozendo de Oliveira e Neusa Maldonado, salientariam a importância do santuário de primatas para a proteção desses animais e, em nome do presidente da Casa, José Francisco Martinez, colocaram a Câmara Municipal de Sorocaba à disposição dos idealizadores do Projeto Gap e do santuário de primatas.
Foto: Vereadores José Francisco Martinez e Neuza Maldonado ao lado do bebê primata Sofia. (Lucas Munhoz/Câmara Municipal de Sorocaba)