Observação: este site inclui um sistema de assistência à acessibilidade. Aperte Control-F11 para ajustar o site aos deficientes visuais que utilizam um leitor de tela; Aperte Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
22/06/2009 12h00
 

Após meses de negociação entre sindicato e Executivo, com apoio do Legislativo, os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (22), em sessão extraordinária, o reajuste salarial dos servidores públicos municipais de Sorocaba. O aumento concedido foi de 6,16%, retroativos a janeiro de 2009, data-base da categoria. O índice é corresponde à inflação do período medido pelo IPC-FIPE.

 

O mesmo aumento foi aprovado para os salários de prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e para o subsídio dos vereadores, além da concessão de 20% de gratificação aos funcionários da TV Legislativa, correspondente a atividades externas.    

 

O reajuste foi anunciado na terça-feira (16), após reunião entre o prefeito Vitor Lippi (PSDB) e as entidades que representam os funcionários: Sindicato dos Servidores Públicos de Sorocaba, Associação dos Aposentados e Pensionistas da Prefeitura Municipal, Associação dos Funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Associação dos Guardas Municipais.

 

O presidente da Câmara, José Francisco Martinez (PSDB), agradeceu o sindicato dos servidores pelo empenho na negociação com o Executivo, iniciada no começo deste ano.

 

A lei que atrela o reajuste do subsídio dos vereadores ao do funcionalismo - aprovada pela Câmara em 2005 após polêmica gerada por um erro de cálculo no aumento dos vencimentos do Legislativo - foi abordada pelo vereador Marinho Marte (PPS). Para o parlamentar, trata-se de um contrassenso. Antes da medida, o subsídio dos vereadores correspondia a 75% do salário dos deputados estaduais. “O vereador briga pelo servidor, mas automaticamente briga pelo próprio salário. Mais dia, menos dia, nós temos que corrigir isso”, disse Marinho.

 

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.