16/06/2009 12h00

No dia em que foi aberta na Câmara Municipal a exposição “Grandes Primatas”, terça-feira (16), o biólogo do Projeto GAP, Luiz Fernando Leal Padulla, utilizou a Tribuna Popular para apresentar o trabalho realizado e convidar vereadores e o público para conhecer a sede do santuário dos primatas e visitar a exposição. As fotos são do fotógrafo Aguinaldo Pereira. A ex-vereadora Tânia Bacelli, voluntária do santuário, também esteve presente no início da sessão.

O GAP é um movimento internacional que luta pela garantia dos direitos à vida, liberdade e não-tortura dos grandes primatas: Chimpanzés, Gorilas, Orangotangos e Bonobos. O Projeto GAP Brasil começou suas atividades em 2000 – nos EUA foi inaugurado em 1994 – e atualmente conta com quatro santuários afiliados que abrigam em sua maioria animais resgatados de maus-tratos e condições inadequadas de vida em circos, espetáculos e zoológicos.

A sede de Sorocaba, localizada no Bairro Éden, é considerada o maior santuário de primatas da América Latina, com 49 chimpanzés e, segundo o biólogo, já foi tema de mais de 100 programas de TV e inúmeras reportagens de jornais e revistas.